O Cartão de Cidadão vai mudar. Conheça todas as novas funcionalidades (e se o seu continua válido ou se precisa mandar fazer um novo)

Um novo Cartão de Cidadão, a nova marca Cidadão e uma nova app foram apresentados esta sexta-feira por Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. Veja o que muda.

 

O Governo apresentou a nova Geração de Serviços Públicos e, entre as novidades, está uma nova versão do Cartão de Cidadão. Com a tecnologia “contactless” deixará de ser preciso utilizar leitores de cartão para ter acesso aos dados. A nível visual, a fotografia será maior e o chip passará a estar no verso.

«Esta vantagem do ‘contactless’ permite que a interacção dos serviços com Cartão de Cidadão, a leitura da informação que está ali, seja mais rápida, mais em linha com aquilo que temos hoje nos nossos cartões bancários ou noutro tipo de cartões», explicou Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.

O Governo está também a estudar a possibilidade de o documento de identificação ser usado como bilhete electrónico em espectáculos ou como título de transporte público.

Foi também apresentada a marca Cidadão, «uma abordagem unificadora que reforça precisamente a presença do cidadão no centro de todas as acções do Estado».

Assim, de «uma forma muito prática», quando se quiser «tratar presencialmente de um ou vários assuntos, por exemplo da Segurança Social ou dos Registos e Notariados, do Instituto de Mobilidade e Transportes [IMT] ou das Finanças num espaço físico como a Loja de Cidadão, há à disposição balcões únicos e integrados», explicou o governante.

Desta forma, «o cidadão não necessitará necessariamente de saber qual é a entidade responsável pelo assunto que o levou» à Loja ou Espaço Cidadão, «sendo o Estado que tem de organizar-se para prestar um serviço, simples e integrado, utilizando para isso as oportunidades que são abertas pela progressiva digitalização da Administração Pública e por tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial [IA]».

Também foi apresentada «uma nova versão do portal e uma nova App Cidadão», que pretende entregar e agregar «cada vez mais serviços e aplicações móveis com uma experiência de utilização mais intuitiva», referiu o secretário de Estado.

Esta app «adoptará uma relação personalizada» com o cidadão, «antecipando as suas necessidades e as suas preferências, concentrando todas as informações que sejam relevantes para a sua interacção com o Estado», explicou.

O novo modelo de atendimento «vai começar a ser implementado nas Lojas de Cidadão 3.0, para as quais o aviso do PRR está neste momento aberto». Para «garantir ainda uma maior presença das Lojas de Cidadão, Espaços Cidadão, Espaços Cidadão Móvel em todo o país», abriram «novas 10 lojas de Cidadão com este novo modelo de atendimento» e  «mais 100, num total de 400 Espaços Cidadão» com «24 Espaços Móveis».

O novo Cartão vai substituir progressivamente os documentos que estejam caducados, ou que percam a validade, depois de 10 de Junho deste ano. E passará a ter 10 anos de validade.

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