Tem uma nota estragada (rasgou-se, derramou café em cima ou foi à máquina de lavar)? Pode recuperar o seu valor. Saiba como

Não sabe o que fazer com uma nota que se estragou? Saiba que pode trocá-la no Banco de Portugal. Em 2023, foram “valorizadas” quase 653 mil notas.

 

O Banco de Portugal presta um serviço de valorização de notas, que “recupera” notas danificadas, entregando aos seus proprietários o contravalor das mesmas, depois de cumpridos determinados requisitos. O serviço de valorização é um serviço público desta entidade.

O Banco de Portugal analisa, gratuitamente, as notas apresentadas, obedecendo a critérios, que determinarão a devolução, ou não, do contravalor das notas a quem as apresenta. Esses critérios aplicam-se a todos os países da área do euro.

Mas atneção, só há direito a reembolso se:

  • As notas forem genuínas; e
  • No caso das notas de euro, se for possível reconstituir, pelo menos, metade da nota. No caso das notas de escudo, se for possível reconstituir, pelo menos, 75% da nota.

As notas que tenham sido intencionalmente mutiladas ou danificadas também não serão reembolsadas.

Se tem notas danificadas, dirija-se a uma das tesourarias de atendimento ao público do Banco de Portugal, em Lisboa, à filial do Porto, às agências do Banco de Portugal em Braga, Viseu, Coimbra, Évora e Faro, ou às delegações regionais da Madeira ou dos Açores.

Após identificação, poderá entregar as notas para valorização. Em troca, o Banco de Portugal entregar-lhe-á um documento de quitação.

Em alternativa, pode enviá-las ao Banco de Portugal, através de correio registado com «serviço especial de valor declarado». Para tal, necessita de dois envelopes:

  • o primeiro envelope deve conter a nota danificada e ser fechado com a indicação no exterior “Contém numerário” e a discriminação das notas que seguem no interior;
  • o segundo envelope, onde deve ser colocado o primeiro envelope, terá de ser enviado através de “serviço especial de valor declarado” para: Banco de Portugal, Departamento de Emissão e Tesouraria Unidade Central de Operações com Numerário Apartado 2001 1100-012 Lisboa

Deve identificar-se (cartão de cidadão ou passaporte, morada, contacto telefónico e correio electrónico) e fornecer os dados necessários para a realização de transferência bancária.

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