Casas e carros em vez de bónus? Este líder desafia as práticas tradicionais de Gestão de Pessoas

Em vez dos tradicionais bónus, Savji Dholakia recompensa a lealdade com presentes que mudam vidas. Esta cultura que prioriza as pessoas ajudou a transformar uma estrutura modesta numa empresa global de diamantes, avaliada em mais de 120 mil milhões de rupias.

 

Savji Dholakia cresceu em Dudhala, uma pequena aldeia no oeste da Índia e, aos 13 anos, teve de deixar a escola porque a família não tinha condições para pagar. Anos mais tarde, em 1977, embarcou num autocarro para sul, com determinação e dinheiro suficiente para a viagem, revela o Times Now.

Em Surat, encontrou trabalho numa unidade de lapidação de diamantes, ganhando apenas 179 rupias por mês (1,70 euros), mas punha de lado 39 rupias todos os meses. O hábito de poupar reflectia uma disciplina que mais tarde definiria o seu percurso empresarial.

Anos de persistência levaram finalmente a uma viragem. Em 1984, Savji e os irmãos lançaram as bases da Hari Krishna Exporters, uma pequena empresa de diamantes que nasceu num sector conhecido pela forte concorrência e elevado risco. Não foi fácil, mas Savji acreditava que o sucesso dependia das pessoas e não apenas dos lucros.

A sua visão defendia que os colaboradores não são apenas membros da equipa, são como família e era assim que os tratava. «Quando a minha família prospera, os meus negócios prosperam.»

Esta filosofia tornou-se gradualmente conhecida. Em vez dos tradicionais bónus, recompensava a lealdade com presentes que mudavam vidas, como casas e carros, transformando a gratidão em acção e estabelecendo um novo padrão.

Décadas depois, a abordagem de Savji mantém-se. Em 2025, presenteou três SUV Mercedes-Benz GLS a membros sénior da equipa que tinham entrado na empresa ainda adolescentes, 25 anos antes. Para ele, estes gestos simbolizam viagens partilhadas, não extravagância.

Esta cultura que prioriza as pessoas ajudou a transformar uma estrutura modesta numa empresa global de diamantes, avaliada em mais de 120 mil milhões de rupias.

Ler Mais