Católica abre portas a estudantes do ensino básico e secundário pelo Dia Internacional do Microrganismo

Mais de 25 experiências com microrganismos, dezenas de investigadores e equipamentos de laboratório e um espaço ao ar livre. Este vai ser o cenário de mais uma Mostra do Dia Internacional do Microrganismo, assinalado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no dia 15 de Setembro, entre as 9h30 e as 17h00, no campus do Porto. Uma iniciativa gratuita que se destina a estudantes do ensino básico e secundário.

Durante um dia, os estudantes vão ter a oportunidade de participar em mais de 25 experiências como: Biomateriais no combate às feridas crónicas; Gastronomia Molecular: os bons microrganismos à sua mesa; Microrganismos limpam as águas residuais; Microalgas; Kombucha Circular, entre outras.

«A escolha do dia do evento também não foi ao acaso, uma vez que o Dia Internacional do Microrganismo se comemora a 17 de Setembro (que este ano é um domingo) e por essa razão a Escola Superior de Biotecnologia resolveu antecipá-lo de forma a poder celebrar a data com todos os estudantes», esclarece Joana Barbosa, investigadora e membro da organização desta iniciativa.

O Dia Internacional do Microrganismo comemora-se todos os anos a dia 17 por corresponder à data, em 1683, em que pela primeira vez (que se saiba) estes seres foram descritos por escrito, numa carta à Real Sociedade de Londres pelo holandês Antonie van Leeuwenhoek. Uma efeméride que convida todos a ver o lado positivo dos microrganismos.

A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, que, em 2022, juntou mais de 500 estudantes, realiza-se a 15 de Setembro, entre as 9h30 e as 17h, no campus Porto.

As inscrições podem ser feitas até dia 5 de Setembro.

Ler Mais