
Católica Porto lança dupla licenciatura em Direito e Gestão
Programa único permite obter, em cinco anos, dois graus de licenciatura. Alunos podem aceder a profissões das áreas Jurídica e da Gestão.
A Católica Porto acaba de criar uma dupla licenciatura em Direito e Gestão. A formação resulta da parceria entre duas Faculdades de referência – Direito e Economia e Gestão – e permite obter, em cinco anos, dois graus de licenciatura em áreas diferentes, mas complementares. A dupla licenciatura distingue-se por um único programa curricular que combina, ao longo de todo o curso, e desde o primeiro semestre, as áreas do Direito e da Gestão, habilitando os estudantes para o exercício das profissões jurídicas e para o exercício das profissões relacionadas com a gestão de organizações.
No universo da Gestão, os estudantes adquirem uma visão de negócio e sensibilidade para o mundo organizacional, potenciando a sua capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares, em que são exigidos o conhecimento, a sensibilidade e a articulação das duas áreas. Paralelamente, e na área do Direito, os alunos são preparados para o domínio dos quadros e instrumentos jurídicos fundamentais e para a consideração da natureza interdisciplinar dos desafios que se colocam às organizações. A pertinência deste programa é reconhecida pelo mercado de trabalho que procura este perfil complementar de formação e o seu carácter inovador é realçado pelo facto de ser a primeira dupla licenciatura em Direito e Gestão acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Com esta formação, os estudantes podem exercer Consultoria Fiscal e Financeira, Advocacia de empresas, da contratação e negociação, da auditoria financeira, dos serviços corporativos e das relações institucionais. O plano de estudos – que terá uma duração de 10 semestres – integra 55 cadeiras, entre as quais se destacam, por exemplo, o Direito da União Europeia, a Economia da Empresa, a Negociação, os Contratos Financeiros ou a Gestão Internacional.