CEGOC: Centrar a abordagem em resultados concretos

Em tempos de enormes transformações, agitações e desafios, como os que temos vivido, é importante que as organizações contem com uma rede de parceiros que possam apoiar e ajudar a ter sucesso.

 

É neste posicionamento que a Cegoc actua, analisando e co-criando com os clientes soluções de transformação e desenvolvimento das pessoas, e contribuindo assim para que as suas estruturas sejam mais audazes e competentes, de forma a enfrentarem os desafios mais significativos. De acordo com Maria João Ceitil, head of Talent&Innovation da Cegoc, «as nossas abordagens, nomeadamente a nível dos Projectos de Transformação de RH, estão muito centradas em resultados concretos a alcançar a nível das pessoas, pelo que o recurso a indicadores de dados e métricas de People Analytics são um factor-chave que caracteriza o nosso modelo de intervenção.

Na dinâmica de execução dos projectos, adoptamos modelos ágeis de gestão de projecto, que permitem um maior alinhamento e feedback entre as nossas equipas e as equipas dos nossos clientes, enquanto estão completamente focadas no valor acrescentado que as intervenções podem trazer».

Com a recente aquisição da Neves de Almeida HR Consulting, a Cegoc reforçou ainda mais a abrangência de actuação e expertise da sua equipa, procurando ser um parceiro full provider dos clientes, em todas as áreas relativas a Gestão de Pessoas.

Actualmente, a Consultoria é uma necessidade transversal e abrangente a todas as áreas. No entanto, Maria João Ceitil observa «algumas diferenças nas tipologias das necessidades em diferentes sectores, ainda que estas diferenças não sejam significativas e não nos permitam traçar um perfil diferenciado. Mas, naturalmente, sectores de actividade mais impactados pela elevada rotatividade, como TI, comércio, hotelaria/turismo, recorrem com alguma frequência aos nossos serviços para apoiar nas estratégias de atracção e retenção de talento.

Já outros sectores com maior pressão sobre produtividade e resultados, como indústria, serviços, por exemplo, procuram parceiros que os ajudem a optimizar a performance e desenvolvimento dos colaboradores».

No que diz respeito à área de Consultoria, a Cegoc desenvolve, com os seus clientes, projectos que visem promover o efectivo desenvolvimento do capital humano. A consultora apoia as empresas no desenho de estratégias e políticas de Gestão de Recursos Humanos, como modelos de desempenho, modelos de carreiras, estruturas organizacionais, entre outros. Mas, explica Maria João Ceitil, «esta função tem evoluído bastante e hoje as empresas encaram a Gestão de Pessoas como um factor crítico para o seu sucesso, pelo que procuram cada vez mais apoio no desenvolvimento de estratégias para gestão de talento, com foco na sua atracção e promoção de engagement dos colaboradores. Tendo em conta o contexto socioeconómico de hoje, os aspectos relacionados com a diversidade, inclusão, sustentabilidade e novos modelos de trabalho são desafios que estão também no centro da atenção das empresas».

De acordo com a responsável, a Cegoc destaca-se no mercado pela sua vasta experiência e conhecimento na área de desenvolvimento de recursos humanos e formação. «Reconhecemos que as abordagens de aprendizagem estão em constante evolução, impulsionadas pela tecnologia e pelas mudanças nas necessidades e expectativas das pessoas e organizações. Por isso, adaptamo-nos de forma ágil e flexível, integrando novas técnicas, tecnologias e pedagogias para oferecer soluções inovadoras e altamente eficazes.

O facto de pertencermos a um grupo internacional, o Grupo Cegos, permite-nos oferecer soluções globais e alinhadas com as melhores práticas internacionais. Também a recente integração da Neves de Almeida HR Consulting no grupo Cegos permite-nos um posicionamento único no mercado português, como um parceiro com competências e conhecimento para apoiar os nossos clientes em todas as áreas inerentes à gestão e desenvolvimento de pessoas».

As equipas da Cegoc ligadas à consultoria de Gestão de Recursos Humanos possuem um conjunto abrangente de valências para assegurar a eficácia e qualidade dos serviços oferecidos. Associado a um conhecimento altamente especializado sobre as metodologias e melhores práticas de gestão de pessoas, estas equipas caracterizam-se por elevadas capacidades técnicas e analíticas, que permitem analisar dados, identificar tendências, avaliar processos organizacionais e apresentar soluções alicerçadas em evidências sólidas e resultados mensuráveis.

«A capacidade de desenvolver relacionamentos construtivos com os clientes, compreendendo as suas necessidades e estabelecendo confiança para uma colaboração eficaz, é também uma competência-chave», acrescenta Maria João Ceitil.
Para além das competências técnicas, analíticas e relacionais, a Cegoc desenvolve equipas ágeis e flexíveis, que se ajustam a diferentes contextos empresariais, culturas organizacionais e desafios emergentes, para assim garantir uma abordagem adequada e eficaz para cada cliente.

 

Este artigo faz parte do Especial “Consultoria” na edição de Outubro (n.º 154) da Human Resources, nas bancas.

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