CEO da easyJet assume compromisso de igualdade salarial

O CEO da easyJet acabou de anunciar a iniciativa para a promoção da igualdade salarial dentro da companhia aérea. Johan Lundgren solicitou também, ao Conselho de Administração, que o próprio salário fosse igual ao da sua antecessora. 

 

Com este pedido, o salário do novo chief executive officer (CEO) será de 706 mil libras brutas anuais, de forma a igualar o de Carolyn McCall, quando esta saiu da easyJet. «Estamos absolutamente empenhados no compromisso de garantir remunerações iguais e as mesmas oportunidades para mulheres e homens», garantiu, em comunicado. «Quero aplicar esta filosofia a todos os colaboradores e, para mostrar o meu compromisso pessoal, pedi uma redução do meu salário.»

Acrescenta ainda: «A easyJet já foi além de outras companhias aéreas, através do recrutamento de mais mulheres para uma carreira de piloto. Não queremos apenas cumprir o objectivo de que 20% das novas admissões de cadetes pilotos recrutados pela companhia até 2020, sejam mulheres, mas ir mais além e ultrapassar esta meta.»

Os salários dos pilotos e da tripulação de cabine da easyJet são acordados e negociados colectivamente com os sindicatos, o que significa que as taxas de pagamento são exactamente as mesmas para homens e mulheres.

Apesar da filosofia da easyJet, o desequilíbrio de género é um problema transversal a toda a indústria da aviação. Apenas 4% dos pilotos comerciais, em todo o mundo, são mulheres. A easyJet ultrapassou a indústria, tendo já alcançado o marco de 5% de mulheres piloto dentro da companhia.

«Através da cultura de progressão da easyJet, as mulheres pilotos possuem a oportunidade de evoluir mais facilmente do que em outras companhias aéreas. Mais de um terço das mulheres pilotos da easyJet já são capitãs. Mas reconhecemos que precisamos fazer melhor. É por isso que, há três anos, a easyJet lançou a iniciativa Amy Johnson para encorajar mais mulheres a entrar na profissão de piloto», concluiu Johan Lundgren.

No último ano foram recrutadas 49 copilotos, o que representou um aumento de 48% relativamente ao ano anterior.

Veja também estas notícias

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
O segredo para um anúncio de sucesso com 6 segundos é…
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis