O que têm Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos em comum? Estas cinco características que partilham provavelmente explicam o seu sucesso

Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos têm alternado entre o número um no ranking dos milionários do mundo e são um exemplo de sucesso para muitas pessoas.

 

Embora cada um deles seja diferente, todos partilham características comuns que contribuíram para o seu sucesso. O  El Economista identificou-as.

1. Não se acomodaram quando já tinham empresas de sucesso
Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos continuaram a expandir os seus negócios mesmo quando já tinham sucesso a nível mundial.

 

2. Aceitam críticas, mas não deixam que isso os influencie demais
Todos tiveram que enfrentar críticas mas colocam-nas em perspectiva. Elon Musk, aliás, é com certeza quem mais as recebe hoje. Por exemplo, a ideia de Jeff Bezos, sua ideia de fundar uma espécie de livraria online não foi bem vista pelos seus antigos colegas de trabalho.

 

3. Falar em público 
E não é uma característica que já nascido com eles. Bill Gates mostrou uma grande evolução como palestrante. Já Warren Buffett participou num curso de oratória da Dale Carnegie após a sua formatura. Tendo crescido com medo de falar em público, sabia que tinha que superar este medo para ter sucesso.

 

4. São capazes de manter o foco no seu trabalho
Bezos disse que é capaz de manter um alto nível de trabalho, mas fazer apenas uma coisa de cada vez. Elon Musk está na mesma categoria. O amigo de faculdade de Musk, Navaid Farooq, se referiu ao CEO da Tesla como “intenso” e “insistente”.

«Quando Elon se envolve em algo, desenvolve uma obsessão doentia que o faz progredir muito mais intensamente do que outras pessoas», disse Farooq na biografia do empreendedor.

 

5. Leem obsessivamente
Todos estes empreendedores também atribuem seu sucesso à leitura. Elon Musk passa de cinco a seis horas por dia a ler jornais e relatórios corporativos. Bill Gates lê 50 livros por ano. E Jeff Bezos adora ler ensaios e romances para se distrair e aprender.

Ler Mais