Cinco conselhos que não deve (nunca) descurar para atrair e fidelizar os talentos da geração Z

É expectável que, até 2030, o número de colaboradores da geração Z nas empresas triplique. Geração Z entende-se como todos aqueles nascidos no ano de 1997 para a frente. É uma geração criativa, fiel aos seus valores e com expectativas diferentes das gerações anteriores. Por essa razão, importa às empresas conhecer o que são os seus desejos e ambições, para que, atrair, e acima de tudo, reter este talento seja uma tarefa eficaz.

 

O Urban Sports Club apresenta cinco dicas para o fazer.

1. Flexibilidade não é opcional
A pandemia veio mudar definitivamente a forma como esta geração olha para esta questão. De acordo com um inquérito do LinkedIn em Janeiro de 2022, a geração Z é a geração com maior probabilidade de ter deixado, ou considerar deixar, o seu emprego porque a sua entidade empregadora não oferece a hipótese de uma política de trabalho flexível. Torna-se assim, imperativo, apresentar a esta geração a possibilidade de trabalho em regime remoto ou híbrido.

 

2. Work-life balance obrigatório
Cada vez mais o bem-estar mental e físico é uma prioridade. Esta geração não está disposta a abdicar de ter uma vida equilibrada, com tempo para a sua vida pessoal, e espera isso mesmo do seu empregador. Esta questão não se prende apenas com um volume de trabalho e horários saudáveis, mas também com benefícios que apoiem o bem-estar e o conforto no local de trabalho e fora dele. Quer seja através de seguros de saúde, férias extra, apoios à reforma, ou até mesmo incentivos a uma vida saudável, como subscrições em ginásio. É essencial detalhar estas medidas na descrição do cargo de trabalho e no processo de entrevista destes candidatos.

 

3. Os valores da empresa são para ser vividos
A geração Z é uma geração que, por natureza, atribui uma importância significativa a questões sociais como a inclusão, diversidade, sustentabilidade, equidade, entre outros. Por essa razão, mostram uma elevada tendência na procura por empresas que se alinhem com esses valores. Não lhes basta, no entanto, que a empresa se apresente desta forma, é fundamental que estes propósitos se reflictam na prática e na forma como se trabalha. O candidato estará atento a isso, não só no processo de entrevista como no dia-a-dia da empresa.

 

4. Apoio no crescimento e na aprendizagem
Esta geração tem ambição e quer crescer profissionalmente. Por isso, valoriza que lhe sejam dados os mecanismos para que tal aconteça. Neste sentido, é de extrema importância que exista um plano de investimento constante na formação destes colaboradores através, por exemplo, da criação de programas de mentoria, rotação de funções, e formações online de acordo com os objectivos de carreira de cada um.

 

5. Um onboarding bem feito tem resultados de longo prazo
Depois de atrair o talento importa retê-lo e esse trabalho começa assim que o colaborador dá os primeiros passos na empresa. Estudos revelam que um bom plano de onboarding pode reter até 82% dos colaboradores e aumentar a produtividade em mais de 70%. Conhecer bem a cultura e os valores da empresa, os seus colegas da equipa e chefias, são passos essenciais. Numa altura em que o trabalho remoto ganha cada vez mais adesão, este processo torna-se ainda mais importante.

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