Cinco dicas (fáceis) para passar de chefe a líder respeitado

Não basta chegar a chefe para saber liderar. Um líder sabe para onde ir, como lá chegar e acompanha a equipa durante o caminho, dando feedback e procurando manter a moral elevada, enquanto um chefe não se preocupa se é seguido por mérito ou obrigação.

 

Tem em conta a opinião de quem está à sua volta? Delega funções? Considera-se um exemplo para os seus colaboradores? Estas são perguntas que deve fazer a si próprio, mas a verdade é que não existe nenhuma receita infalível para fazer bons líder.

Ainda assim, a consultora Robert Walters partilha cinco dicas para desenvolver uma forte liderança e, assim, passar de chefe e a líder. Tome nota:

  1. Dê o exemplo daquilo que diz: lidere por exemplo. Ou seja, se enfatiza que deve existir equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mas estabelece metas que obrigam que os seus colaboradores trabalhem mais horas do que é suposto, isso só irá demonstrar inconsistência.
  2. Não tome decisões precipitadas ou porque parecem bem: se quer ser líder, outra das capacidades a desenvolver é fazer um bom julgamento e tomar decisões, mesmo que não agradem a toda a gente. Pode ser despedir alguém ou cortar custos para conseguir um resultado mais sustentável.
  3. Aprenda com o sucesso dos outros: uma das melhores forma de aprender a liderar é ser um bom seguidor, comparando-se constantemente a alguém que admira.
  4. Trate os seus funcionários como activos: lembre-se que ninguém é perfeito e que está rodeado de pessoas que podem complementá-lo de forma a compensar as áreas em que não se sente tão à vontade.
  5. Avalie-se regularmente: a liderança é um processo constante e contínuo de aprendizagem. Assim, para liderar de forma eficiente, é preciso estar sempre à frente e saber adaptar-se às rápidas mudanças. As auto-avaliações regulares vão ajudá-lo a manter-se no caminho certo.