Cinco dicas (preciosas) que os profissionais 55+ devem ter em conta no seu CV

Inflação e elevados custos de vida estão a levar alguns reformados a regressar ao mercado de trabalho e outros trabalhadores mais velhos a adiar a reforma. A Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, partilha cinco dicas para elaborar um CV adequado aos profissionais mais sénior.

 

Um inquérito norte-americano recente revelou que um quarto dos reformados com idades entre os 62 e os 85 anos regressou ao trabalho e outros 12% estão à procura de emprego. Ao mesmo tempo, os despedimentos generalizados estão a resultar num número crescente de trabalhadores mais velhos à procura de emprego.

A idade pode ser tanto um factor positivo como negativo. Por um lado, os empregadores procuram candidatos experientes com um vasto conjunto de competências. Por outro, o preconceito da idade continua a ser um problema real na contratação.

David Ellis, vice-presidente de transformação global de aquisição de talentos da Korn Ferry, afirma que os profissionais mais velhos podem reduzir o preconceito relacionado com a idade e obter uma vantagem sobre outros candidatos com currículos cuidadosamente elaborados. «Os trabalhadores mais velhos têm mais oportunidades no CV de demonstrar o uso de suas competências», diz David Ellis.

Eis algumas dicas sobre como elaborar um currículo adequado para profissionais sénior.

Simplifique-o

A coach executiva da Korn Ferry, Loretta Barr, fica sempre surpreendida quando os candidatos incluem endereços nos seus CV. «As empresas já não enviam cartas», afirma, lembrando que o contacto é quase sempre feito por telefone, email, SMS ou redes sociais. «Apenas são necessários um número de telefone, e-mail e URL do LinkedIn»

Declarar objectivos também já não se usa, assim como incluir o ano da licenciatura, caso tenha sido há mais de 20 anos. Inclua referências apenas se o anúncio de emprego as solicitar especificamente. Excluir esses itens pode ajudar a economizar espaço para informações mais detalhadas relevantes às suas competências e experiência, aconselha Barr.

Torne-o acessível a ferramentas de recrutamento e selecção

O anúncio de emprego médio recebe entre 200 e 300 candidatos, portanto, é importante apresentar seu currículo de forma a que se destaque, realça David Ellis e sugere explorar diferentes modelos de CV para reunir o material mais relevante da forma mais simples e apelativa.

Certifique-se de que o formato escolhido seja facilmente rastreável pelos sistemas de ATS (Application Tracking System), um software de gestão de processos de recrutamento e selecção, que a maioria das empresas usa para recolher CV e combinar palavras-chave em torno de competências e experiências com os requisitos do trabalho.

Personalize a sua experiência

Lembre-se de que um currículo é uma ferramenta de marketing, não uma autobiografia, diz Valerie Olson, coach de carreira e liderança do Korn Ferry Advance. Pode ter décadas de experiência, mas a regra é incluir apenas os últimos dez a doze anos de histórico de trabalho.

«Os recrutadores estão mais preocupados com o que fez recentemente», diz Olson, acrescentando que a forma como contribuiu para uma organização é mais importante do que quanto tempo trabalhou lá.

Existem algumas excepções a esta regra – por exemplo, se a vaga exigir 15 ou mais anos de experiência na função, ou se trabalha na mesma empresa há 20 anos e gradualmente ascendeu a cargos mais elevados. Mas na maioria dos casos, Olson esclarece que os candidatos mais velhos com históricos de trabalho mais longos podem destacá-los numa secção chamada “Experiência Anterior” ou “Experiência Relevante”, mencionando apenas o nome e o cargo da empresa, e omitindo as datas.

Tenha cuidado com as competências que coloca

Actualmente, os recrutadores estão mais interessados em competências do que em experiência, mas as que um profissional mais sénior listar podem ser uma dica sobre a sua adequação – ou falta dela – para a função. «Não vai colocar competências óbvias e esperadas, como Microsoft Word ou MS-DOS, no seu CV», realça Loretta Barr.

Fazer referência a tecnologia básica ou processos desactualizados pode ser um sinal de que não está familiarizado com o cenário digital actual. Uma maneira de evitar essa armadilha é observar as skills pedidas no anúncio, como CRM ou IA, e incluir as competências correspondentes.

Torne a sua presença nas redes sociais conhecida

O LinkedIn costuma ser a primeira paragem para recrutadores que procuram mais informações sobre um determinado candidato. Incluir um link para o seu perfil é obrigatório. Além disso, os especialistas aconselham construir o seu perfil de LinkedIn para complementar, em vez de ser uma cópia do seu currículo.

O seu perfil pode incluir um resumo profissional ou exemplos de seu trabalho. As recomendações da sua rede também podem servir como referências. A sua experiência profissional pode incluir mais detalhes sobre as suas conquistas e responsabilidades.

Sempre que se justifique, os especialistas aconselham citar outras redes sociais no seu currículo, como Instagram para fotógrafos, X para profissionais de media ou o seu próprio site.

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