
Cinco estratégias para promover a Diversidade e Inclusão nas organizações e melhorar a sua performance
Segundo a consultora DDI, organizações com níveis de diversidade acima da média têm oito vezes mais probabilidade de entrar no top 10% das organizações com melhor desempenho financeiro. Neste sentido, a plataforma de e-learning que mais tem crescido na Europa, GoodHabitz, deixa algumas sugestões para promover a Diversidade e Inclusão nas empresas.
1. Formar para mudar
A formação é a base de todas as mudanças saudáveis e colaborativas. As empresas devem criar e implementar formações tendo em vista a educação dos colaboradores e inibição de comportamentos desrespeitosos e discriminatórios. Os momentos de formação poderão passar por formações individuais ou colectivas, nos quais especialistas, bem como os managers ou líderes de equipa, ajudam os colaboradores a perceber, entre outras coisas, a diferença entre diversidade e inclusão, o valor da inclusão, literacia racial, e outros tópicos que desmistifiquem o tema.2. Estratégia de negócios adaptada A diversidade deve ser considerada como mais do que uma questão de Recursos Humanos. Deve ser um ponto chave na elaboração e aplicação da estratégia de negócio das empresas e deve ser tida em conta nas actividades diárias das organizações.
Para que tal se verifique, a estratégia de negócio das empresas deverá ter em conta objectivos e quotas que digam respeito à diversidade e inclusão das suas equipas. Por exemplo, com o estabelecimento de quotas de contratação (exemplo: procurar o equilíbrio de géneros, etnias, etc. nos processos de recrutamento) ou abertura de vagas de emprego para comunidades desprotegidas.
3. Começar pela liderança
Os líderes devem ser o exemplo, a todos os níveis, o tema da diversidade e inclusão não é excepção. Os quadros de liderança devem promover a diversidade e inclusão estabelecendo metas, garantindo a transparência das políticas e estimulando os colaboradores a envolverem-se no tema.Além disso, os quadros de liderança devem ser o espelho das políticas das empresas e, por isso, deverá haver também aqui representatividade de diferentes culturas, grupos sociais, etc.
4. Optimizar o ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é muitas vezes deixado para trás quando se trata de diversidade e inclusão, porém, a verdade é que rever o layout das empresas pode trazer resultados bastante positivos. Nomeadamente, para optimizar o acesso de pessoas com necessidades especiais, para aproximar as diferentes equipas ou promover um ambiente colaborativo entre colaboradores de diferentes departamentos, tornando o espaço de trabalho mais dinâmico.
5. Criar uma estrutura de comunicação interna
A comunicação interna é fundamental para difundir ideias e valores e para gerir a cultura de diversidade e inclusão nas empresas. É importante recorrer a este tipo de comunicação para difundir diversas ideias e promover o diálogo, através do desenvolvimento de webinars ou fóruns, divulgação de ações e resultados que tenham na base temas de diversidade e inclusão.