
Cinco passos para tornar a sua empresa mais inclusiva e diversa
Junho marca o mês do orgulho LGBTQI+, um pouco por todo o mundo, e reforça a necessidade de se debater o tema e abrir caminho à mudança de mentalidade. Neste sentido, o ManpowerGroup apresenta cinco passos que as empresas devem adoptar para combater as estatísticas que afirmam que, em Portugal, mais de metade das organizações não tem políticas que promovam a inclusão e a diversidade.
2. Desenvolver uma política corporativa eficaz de DEIB
A sigla DEIB – que se refere à Diversidade, Equidade, Inclusão e Sentimento de Pertença – começa a surgir crescentemente em contexto de trabalho, especialmente no que à responsabilidade corporativa diz respeito. De forma a fomentar estes valores na cultura das empresas, os líderes devem considerar inseri-los na sua missão e valores, para que as mensagens-chave sejam consistentes e congruentes com aquilo que se pretende no ambiente da empresa.
Além disso, as políticas de DEIB devem fazer referência às responsabilidades da empresa e dos seus colaboradores, delineando as consequências para quem não as respeita. O desenvolvimento regular de formações sobre o tema da diversidade e inclusão, e quais as políticas da empresa, ajudará a que este posicionamento fique enraizado na organização.