
Cinco regras (essenciais) vão ajudá-lo a ser um líder de sucesso
Uma boa liderança pode traduzir-se numa equipa produtiva, eficiente e motivada, os ingredientes certos para a rota do sucesso.
Pensando nisto, o site Conta Connosco partilha cinco truques para ser um bom líder.
1. Seja capaz de motivar
São vários os especialistas que defendem que equipas motivadas e felizes são mais produtivas. Manter a sua equipa com a mesma energia constantemente pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível. Reconheça o trabalho dos seus colaboradores, faça-os ver que tem expectativas altas sobre o seu desempenho e trate-os de forma única. O objectivo é conseguir retirar o máximo partido das potencialidades de cada um dos seus colaboradores.
2. O segredo está no meio-termo
Bons líderes não devem ser nem demasiado assertivos nem passivos. Nem demasiado autoritários nem compreensíveis. Também não devem conformar-se com rotinas, mas saber implementar as mudanças necessárias junto das equipas. O truque passa por saber conduzir os colaboradores a alterar comportamentos, envolvendo-os naqueles que são os objetivos da empresa.
3. Saiba transmitir conhecimento
Um bom líder é aquele que ensina, que partilha as competências que tem vindo a adquirir durante a sua carreira com os colaboradores. Nos negócios, o conhecimento é essencial para que sejam tomadas as decisões certas, que levem ao sucesso da empresa. A equipa deve confiar que o líder está a tomar as decisões que mais beneficiam a organização. Para que isso aconteça, é importante que os colaboradores acreditem que o líder sabe tudo sobre o produto ou serviço que a empresa fornece, que domina todas as áreas do negócio.
4. Lidere e comunique bem
O líder é a voz de uma empresa, de uma equipa, de um projecto. Por isso, é importante que seja a primeira a ouvir-se quando algo corre bem ou mal. Bons líderes são aqueles que interagem frequentemente com a sua equipa, que mantém contacto visual com os colaboradores e não se esquecem da cordialidade e simpatia. Expressões como “obrigado”, “por favor” ou “parabéns” não devem ser esquecidas, bem como a autenticidade. Não vale a pena tentar provar que é algo que, na verdade, não é. Bons líderes são fiéis às suas características de personalidade e tiram partido delas.
5. Palavra de ordem: delegar
Nem sempre há tempo para concluir todas as tarefas e resolver todos os problemas de uma organização. Saber delegar responsabilidades é meio caminho andado para que os colaboradores sintam que o líder confia neles e para que o negócio continue a fluir. Ao delegar tarefas, os líderes demonstram que confiam na sua equipa e que podem contar com ela quando precisam.