Cinco sinais que indicam que precisa (mesmo) mudar de emprego

Por vezes, há certos sinais aos quais é necessário estar atento e interpretar para tomar as decisões certas sobre a sua carreira. Nesse contexto, a consultora de recrutamento Robert Walters elaborou uma lista de motivos pelos quais deve considerar uma mudança de emprego.

 

 

1. Custa-lhe ir para a sua empresa todas as manhãs e não tem a motivação que tinha antes? Dorme menos e percebe que o seu humor piora sempre que pensa no seu trabalho?
Qualquer um destes sinais pode muito bem ser um sintoma de níveis crescentes de stress profissional, um sistema de alerta corporal de que as coisas provavelmente não estão como deveriam estar.

O stress pode afectar o seu humor e o seu sistema imunológico, prejudicando significativamente o seu desempenho no trabalho. Mesmo se não forem controlados, os problemas de saúde mais graves também podem se desenvolver a médio e longo prazo.

«Se tem a sensação de que o seu corpo está a lhe dizer algo, deve reservar um momento para tentar entender a mensagem», explica François-Pierre Puech, director da Robert Walters Portugal.

 

2. Não acredita na empresa como costumava
Quando começou, a sua posição parecia cheia de possibilidades e sentiu muito orgulho de se identificar com a cultura da empresa. No entanto, recentemente notou que a sua percepção da empresa não é o que costumava ser, e que a confiança no projecto e nos valores da empresa diminuiu.

Talvez a sua organização tenha tomado algumas decisões que não se encaixam com a sua visão, ou talvez tenha havido uma reorganização que o tirou da sua carreira originalmente planeada.

A falta de valores partilhados, alinhamento profissional, identificação com a marca ou perda de confiança são poderosos factores desmotivadores difíceis de reduzir. Se se vê reflectido neles, talvez seja a hora de começar um novo desafio numa nova empresa na qual possa acreditar.

 

3. Olha muito para o relógio
Costumava acordar de manhã animado com o que poderia alcançar durante o dia e estava até disposto a enfrentar desafios adicionais continuamente, agora, conta as horas para se poder desligar.

«Qualquer profissional merece trabalhar numa posição que o entusiasme. No entanto, é possível que o seu trabalho não seja suficiente e que a sua empresa não tenha um desenvolvimento claro e adequado para lhe oferecer. Se isso for verdade, talvez seja hora de partir para um novo projecto, acrescenta François-Pierre Puech.

 

4. As suas competências não correspondem aos seus interesses pessoais
Há pessoas que são contratadas para fazerem tarefas em que são realmente boas, mas não que necessariamente gostam de fazer. Talvez seja um deles e apesar de ter se tornado um especialista em vendas de software, com números espetaculares, preferiria estar em marketing.

 

5. Sente-se invisível
Sente que as suas opiniões e contribuições não são reconhecidas? A sua promoção não vem apesar do seu esforço constante e nunca recebe os projectos mais importantes? As relações dentro de sua equipa não são tão cordiais ou colaborativas como costumavam ser e a sua equipa não funciona como tal?

Para aqueles que passam grande parte do seu tempo a trabalhar em equipa, é muito importante sentir-se um membro valioso da equipa e que o ambiente seja amigável, produtivo e encorajador. Se já fez tudo para melhorar a dinâmica, mas não se sente reconhecido ou parte de uma equipa, talvez seja hora de encontrar um novo projecto para fazer a diferença.

Ler Mais