
CMU Portugal promove estágios de investigação na Carnegie Mellon University
O programa Carnegie Mellon Portugal anunciou o nome dos seis jovens estudantes e recém-mestres que vão usufruir de um estágio de investigação de oito a doze semanas na Carnegie Mellon University.
Esta oportunidade surge no âmbito do Programa de Estágios de Investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na CMU, lançado no primeiro semestre do ano pelo Programa CMU Portugal. A segunda fase de candidaturas decorre até ao próximo dia 30 de Setembro, através do site da CMU Portugal.
Os seis participantes que vão desenvolver o seu plano de investigação na CMU são: César Carpinteiro, Francisco Torres e Tiago Cardoso, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Albert Linde, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL); Mariana Oliveira, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP); e Salomé Azevedo, da Católica Lisbon School of Business and Economics (CLSBE). Albert Linde, Mariana Oliveira, Tiago Cardoso e Salomé Azevedo viajaram em Agosto para CMU.
João Claro e José M.F. Moura, directores do Programa CMU Portugal em Portugal e na CMU, respectivamente, manifestam a sua grande satisfação pela «elevada qualidade de todas as candidaturas submetidas e dos docentes e investigadores envolvidos», algo que na opinião dos directores «demonstra a forte ligação entre as comunidades científicas em Portugal e na CMU e o grande interesse por este tipo de oportunidades.»
Através desta iniciativa, o Programa Carnegie Mellon Portugal oferece aos participantes oportunidades únicas de investigação, permitindo-lhes trabalhar de perto e receber orientação de investigadores de relevo internacional, em colaboração com investigadores de universidades, laboratórios e empresas portuguesas. »Esperamos que este programa de estágios de investigação em CMU proporcione a estes jovens investigadores novas perspectivas de formação pós-graduada e a aquisição de competências-chave que contribuam para o seu futuro académico e profissional», referem.
Com a duração de oito a 12 semanas, este programa de estágios de investigação em TIC é vocacionado para estudantes ou recém-mestres portugueses ou estrangeiros com residência permanente em Portugal, que queiram beneficiar de um ecossistema dinâmico e internacional de educação, investigação e inovação entre Portugal e a CMU, proporcionado pelo Programa CMU Portugal.
O Programa CMU Portugal é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), apoiado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), e cofinanciado por parceiros industriais e pela CMU.
Mais informação sobre esta iniciativa disponível aqui.