Com o mês de Julho a chegar, é altura de começar a pensar na leitura para as férias

Com o mês de Julho a aproximar-se, o Grupo Almedina partilha novas sugestões de leitura.

 

Anaximandro de Mileto, de Carlo Rovelli
Na obra, Carlo Rovelli propõe uma reflexão sobre o pensamento científico, ao mesmo tempo que revela a história de de um dos fundadores do pensamento científico.

Anaximandro, nascido há vinte e seis séculos na cidade grega de Mileto, na Anatólia, foi discípulo de Tales. Embora menos conhecido do que o seu mestre, esteve na origem da imensa convulsão conceptual que marcou o nascimento da ciência.

 

Salazar em França, de Ana Isabel Sardinha
Com base nos arquivos de Salazar, bem como nos documentos do crítico e escritor António Ferro, esta obra visa dar testemunho da admiração que uma parte da elite francesa tinha em relação ao dirigente do estado novo português (1889-1970) entre 1930 e 1960.

Ao longo de quatro décadas, foram escritos em França dezenas de livros e publicados centenas de artigos elogiando o homem e o regime que encarnava. Junto da direita conservadora e da direita radical francesa, Salazar era apelidado de «sábio do ocidente», em oposição aos modelos soviético, cubano ou chinês.

 

“Joana Vasconcelos ou o reencantamento da arte”, de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy
A obra é um diálogo entre um dos mais famosos críticos de arte e uma das mais aclamadas artistas plásticas portuguesas. Um livro que nasce de admiração mútua.

Gilles Lipovetsky, sociólogo e filósofo francês, não esconde a admiração profunda pelo trabalho de Joana Vasconcelos. A grande diferença entre ela e outros artistas contemporâneos, diz, é a elegância do seu trabalho, que não é intransigente. «Adoro essa atitude e uma certa reconciliação com a modernidade, com a tradição, com a beleza. Seria impossível não gostar do seu trabalho.»

Joana Vasconcelos também é uma profunda admiradora do filósofo gaulês. É como se estudassem a mesma coisa. «Acho piada, porque cada vez que leio os livros do Lipovetsky é como se estivesse a ler a minha obra.»

Ler Mais