Como as empresas podem captar a geração de Millennials

A geração dos Millenials cresceu com acesso à tecnologia, sendo atualmente, uma das gerações com maior influência no mercado de consumo, impactando diretamente a forma de comunicação das marcas.

Para que as marcas consigam continuar no mercado de forma relevante, é necessário que consigam acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas. Isto significa também, que as empresas enquanto captadoras de talentos, precisam de criar valor para que existam profissionais que desejam trabalhar naquela empresa.

Os valores de trabalho são diferentes

As novas gerações não procuram um emprego para a vida. Procuram um desenvolvimento contínuo, líderes flexíveis e que as empresas privilegiem as soft skills oferecendo oportunidades de crescimento e flexibilidade dentro das empresas.

Os profissionais do presente não têm medo de arriscar e, não procuram ficar na mesma posição, ou empresa a vida inteira. Isto significa que as empresas precisam trabalhar para motivar os seus profissionais a escolher a empresa e a desenvolver ferramentas para os motivar a ficar.

Alguns setores que operam de forma quase exclusivamente online podem servir de inspiração de como os incentivos de captação podem parecer. Um ótimo exemplo são as plataformas de jogo online, nomeadamente os casinos, que para captarem novos registos oferecem algo aos novos apostadores. Os casinos online com bónus de registo oferecem uma percentagem do valor depositado, a oportunidade de experimentar jogos, ou outro tipo de benefício em troca de um novo registo. Como a concorrência neste setor é forte, este mercado também trabalha em estratégias para manter os novos apostadores, criando, programas de fidelidade, ou outros bónus.

Também os sistemas de pagamento online como o Revolut, oferece benefícios para quem convide amigos a criar uma conta neste banco online, com recompensas que podem chegar aos 80€. Por vezes, estas recompensas podem ser dadas a ambos – a quem recomenda e ao recomendado, outras apenas oferecido a quem recomenda, para que se sinta incentivado a continuar a usar esta ferramenta de pagamento.

Pensar enquanto consumidores

É importante que as empresas tenham presente que os novos profissionais conhecem bastante bem o mercado e a concorrência. Sabem também, com facilidade o que a concorrência pode oferecer e que é possível trabalhar em diferentes formatos, incluindo remotamente para o outro lado do mundo.

O facto de a informação estar acessível faz com que as empresas necessitem pensar também como consumidores. Isto significa que deverão fazer o exercício de captação de talentos de forma inversa – o que eu enquanto trabalhador gostaria de receber da minha empresa.

Isto pode ser feito com recolha de testemunhos de colaboradores atuais e antigos (pode ser de forma anónima), através de uma sondagem nas redes sociais da marca, ou num estudo de como funcionam as empresas consideradas como melhores para trabalhar.

É fundamental que as empresas deixem de pensar neste género de estudos como gastos, mas, sim, como investimentos. Investir em conseguir captar os melhores talentos e, conseguir que estes desejem permanecer na sua empresa não deve ser entendido como um gasto desnecessário, mas como um caminho fundamental para o sucesso da sua empresa.

Numa era de constante mudança, é obrigatório que as empresas consigam acompanhar o comboio das novas gerações, se o seu desejo é vingar no mercado.

 

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