Como criar empatia com o seu CEO

Steve Jobs demite-se de CEO AppleDiferentes tipos de CEOs exigem diferentes tipos de abordagem. Descubra qual é a mais indicada para conseguir influenciar o responsável pela sua organização.

Um artigo publicado na rede social LinkedIn descreve os diferentes tipos de CEOs e a melhor forma de os cativar:

O Comercial, focado nos resultados e na execução e optimização da estratégia operacional da empresa, como Jack Welch, antigo CEO e presidente da General Electric. Para conseguir influenciá-lo, mostre-lhe métricas e demonstre o seu compromisso e vontade de atingir resultados tangíveis.

O Empreendedor, o que inova, muda a indústria onde está inserido e que não distingue o projecto empresarial do seu projecto de vida, como Steve Jobs, fundador e antigo CEO da Apple. Para chegar a este CEO, precisa de encontrar um desafio e superá-lo demonstrando conhecer os meandros da indústria e da sua empresa. Assim estará em melhor posição, depois de ter demonstrado resultados após trabalho árduo, de olhar para este empreendedor de forma mais equitativa.

O Embaixador, que pensa a nível global, que concretiza negócios transnacionais e que sabe qual é o impacto das suas decisões empresariais no mundo, como John Browne, antigo CEO da BP. É essencial criar empatia com os valores deste CEO e partilhar a sua visão do mundo e dos desafios globais a enfrentar.

O Missionário, o que tem como objectivo dar uma missão à empresa e torná-la numa grande organização (e não simplesmente numa organização grande) e com foco no cliente, como Narayana Murthy, presidente da Infosys. É preciso entender a missão destes CEOs e alinhá-la com os seus próprios objectivos e empenhar-se em conjunto para consegui-los.

O Líder de Pessoas, o que promove uma cultura de respeito profundo pelos colaboradores e pela capacidade de estes conseguirem alcançar os objectivos, promovendo uma cultura de transparência e de trabalho em equipa, como Angela Ahrendts, actual CEO da Burberry e futura vice-presidente sénior das áreas do Retalho e Lojas Online. Conecte-se com este CEO demonstrando a sua paixão pelas suas tarefas e o seu talento, entenda a perspectiva dele relativamente à empresa e empenhe-se em conseguir uma melhor cultura organizacional e comercial para a organização.

O Técnico, aquele que é profundamente experiente numa determinada área depois de ter trabalhado nela durante anos. Para conseguir cativar este gestor, precisa de detectar os principais desafios do sector e colaborar na superação de eventuais problemas.

O Gestor, o que consegue tornar as organizações mais eficientes mas que tem dificuldades em conseguir energizar as pessoas e em promover a mudança na organização, como Tim Cook, CEO da Apple. Para conseguir alcançar este CEO, precisa de demonstrar que é necessária mais inovação na empresa através de propostas válidas e firmes.

Ler Mais