Como Falar Correctamente e sem Inibições

Reinaldo Polito revela segredos e dicas para uma comunicação eficaz. O especialista em áreas de comunicação pessoal e empresarial ensina, neste livro da Pergaminho, a controlar o medo de falar em público.

Aprender a falar em público, bem e sem problemas, é algo que muitas pessoas procuram. “Como falar Corretamente e Sem Inibições”, de Reinaldo Polito, um dos especialistas mais respeitados do Brasil nas áreas de Comunicação Pessoal, Interpessoal e Empresarial, revela segredos e dicas para uma comunicação eficaz. O autor expõe nestas páginas toda a sua experiência de ensinar a arte de falar em público. Ensina a controlar o medo de falar em público, em improvisar, a conquistar os ouvintes hostis,  a preparar palestras, a evitar as brancas, a ordenar o raciocínio, a colocar a voz, a corrigir a postura e a gesticulação, entre outros aspectos de uma boa comunicação.

“Falar em público nada mais é do que uma conversa animada, ou seja, deve continuar a ser uma conversa, mas uma conversa animada. Para que o discurso tenha essa característica e seja próprio para uma apresentação em público, ponha um pouco mais de energia na sua maneira de se expressar (…) Leve tudo para a frente do público – a sua presença de espírito, a sua alegria, o seu bom humor e o seu estilo pessoal. (…) Enfim, aproveite e explore as suas melhores capacidades.

Faço este trabalho há mais de trinta anos e emociono-me a cada dia ao constatar que pessoas que chegaram inibidas, a desconfiar da sua competência para falar em público, ao fim de poucas horas, ao aprenderem a usar o que já possuíam de melhor na sua comunicação, se tornaram confiantes e se sentem estimuladas a fazer apresentações perante plateias. Sem mudar, apenas aproveitando o que já haviam desenvolvido ao longo da vida, superaram as suas dificuldades e passaram a ser pessoas mais felizes”, pode ler-se no livro.