Como liderar a sério

Sabe como? Descubra oito sugestões para liderar melhor.

Numa época em que 65% dos colaboradores assumem estar insatisfeitos com o trabalho, segundo um inquérito da Manpower, a liderança assume uma responsabilidade maior na motivação das equipas.

A revista Inc. publicou uma lista com oito dicas de liderança baseadas no livro “Lead Like It Matters” (Lidere como se valesse a pena), de Roxi Bahar Hewertson, CEO da Highland Consulting Group:

Pode até saber o que é ser um bom lider. Mas sabe mesmo sê-lo? Pense nas atitudes que toma todos os dias e verifique se estas coincidem com as melhores práticas de liderança.

É difícil liderar pessoas. Há imensas variáveis: a emocional, a familiar, a interpessoal… Saiba que é confuso gerir pessoas e que não é uma tarefa fácil – mas lembre-se que deverá sempre estar disponível para ajudar a solucionar os problemas com que os membros da sua equipa se deparam.

A liderança deve ser aperfeiçoada todos os dias. Ser líder é uma responsabilidade que se assume diariamente e que o obriga a um esforço constante para ser melhor.

Liderar significa um foco nas equipas e não em tarefas individuais, o que significa aprender novas competências para gerir melhor um grupo de pessoas.

Tenha atenção às relações interpessoais. Terá de criar ligações de confiança com as pessoas baseadas na verdade, de forma a que o respeitem verdadeiramente.

Atenção às soft skills. Aprenda a «ouvir, comunicar, empatizar, a dar feedback, resolver conflitos e construir confiança».

Liderar a mudança é muitas vezes essencial. Deverá assumir riscos de forma a conseguir provocar alterações profundas nas suas equipas.

Um bom líder constrói uma boa cultura – um mau líder destrói-a. Cuidado com as suas acções, que podem tanto melhorar ou arruinar uma empresa.

Ler Mais