![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/01/1empresasedit.jpg)
Como o digital vai revolucionar as empresas
O estudo “Business and Technology Transformation 2014-2016”, da Mindsource, mostra que as tecnologias digitais vão ter um papel importante nas estratégias das organizações. Conheça as principais conclusões.
Aumentar a eficiência e reduzir custos e inovar ao mesmo tempo com a ajuda dos melhores talentos deverão ser os objectivos das empresas a médio-prazo – e parece ser inevitável um maior investimento em TI.
Segundo o estudo da Mindsource “Business and Technology Transformation 2014-2016”, a transformação das organizações já está em curso e a convergência das quatro maiores tendências, a Cloud, o Mobile, as Redes Sociais e as novas formas de tratar informação, serão decisivas na reformulação das indústrias.
No próximo triénio, as três principais prioridades das empresas serão, segundo a Mindsource, o crescimento, um maior foco nos custos, e a melhoria do desempenho operacional – e as TI terão um papel preponderante na reconfiguração das organizações:
«Relativamente a investimentos na área de TI, 80% costumam destinar-se a actividades de manutenção do negócio, ao passo que apenas 20% vai para actividades e projectos que visem crescer e transformar o negócio. É crucial conseguir um equilíbrio entre a manutenção e a inovação», lê-se no estudo.
Um dos grandes destaques no estudo é o novo foco no cliente da parte das empresas, obrigando as organizações a aproximarem-se dos consumidores e não o contrário: «Os consumidores esperam que saibam quem são e do que precisam e que os reconheçam em todas as formas de contacto», lê-se no documento.
Mais informação, mais exigência, mais escolha, e a consolidação das redes sociais, que criou novos líderes de opinião, acabaram por obrigar as empresas a apostar noutro tipo de diferenciação dos seus produtos para além do preço ou nas características do produto em si, acrescentam.
Para se enfrentar este desafio comercial e de Marketing, que obriga a um esforço mais relevante no estudo das motivações e desejos dos consumidores, já se perfilam possíveis ferramentas na área das TI, segundo o estudo: em destaque estão a recolha e análise de grandes quantidades de dados (Big Data), uma total “digitalização” das empresas, a aposta nos media sociais e nos dispositivos móveis, o Data Mining como ferramenta de análise de dados, e o uso de ferramentas de Sales Performance Management (SPM).
Haverá também, especifica o estudo, uma maior procura pela metodologia de gestão de talento, isto é, um conjunto integrado de processos que serão implementados para atrair, desenvolver e manter os talentos das organizações com o objectivo de alcançar os objectivos estratégicos.
Pode consultar o estudo “Business and Technology Transformation 2014-2016” em detalhe aqui.