Como os questionários podem ajudar a reter talento

Uma cultura de trabalho forte ajuda, naturalmente, a produtividade. Para isso acontecer é necessário unir toda a gente em redor do mesmo objectivo, valores e visão.

 

Tudo isto contribui para a retenção de talento, também um factor fundamental para o crescimento do negócio. A cultura no local de trabalho tem, por isso, um impacto significativo no chamado “employer brand” e influencia claramente a percepção de trabalhar para si. Ou seja, compreender claramente a cultura da sua organização vai-lhe permitir encontrar aqueles que vão ajudar a sua empresa a crescer e evoluir prevenindo os erros que possam acontecer no futuro.

A questão que se coloca agora, é como se pode difundir e implementar essa cultura nos colaboradores? Os questionários, apesar de parecerem hoje um método antiquado, podem ser uma boa solução para oferecer informação clara e verdadeira dos sentimentos dos colaboradores, por um lado, e, por outro, desenvolver as estratégias necessárias. Aqui ficam algumas matérias que beneficiam com este tipo de inquéritos:

Clareza da visão da empresa

Os seus colaboradores estão cientes dos objectivos e metas da organização? A maioria deles não conhece ou compreende a missão os valores das empresas – são vários os estudos que o comprovam. Se as pessoas trabalham sem a compreensão destes factores, facilmente as equipas caminham para sentidos diferentes sem trabalharem em conjunto em direcção à mesma meta.

Níveis de motivação

Quanto mais motivados estiverem, mais longe vão os colaboradores, e com eles, a empresa. No entanto, é preciso saber o que motiva as pessoas individualmente, em vez de tentar adivinhar o que resulta no geral. Um questionário pensado para esta matéria pode ajudar os líderes a tomarem consciência do que é necessário para gerar motivação.

Aprender o que a organização quer

As novas gerações a entrar no mercado de trabalho estão a criar alterações naquilo que os colaboradores precisam e naquilo que os motiva. Há que perguntar se a sua organização mantém uma cultura atractiva para uma força de trabalho envolvida? Existem alguns mal-entendidos que precisam de ser esclarecidos? Ou seja, e por exemplo, existe a sensação, por parte dos colaboradores, de que é necessário chegar cedo ao trabalho e sair tarde apenas para serem vistos como os trabalhadores mais dedicados?

Maior “engagement” dos colaboradores

A importância de possuir informação sobre os níveis de “engagement” dos colaboradores, e identificar as áreas que precisam de melhorias, é fundamental e nunca pode ser subestimado. Colaboradores verdadeiramente envolvidos no seu trabalho vão ajudar em diferentes áreas na organização.

Comunicação

Existe uma cultura de comunicação honesta e aberta? Os gestores seniores confiam suficientemente nos colaboradores  para partilhar informação sempre que é necessário? Providenciar informação transparente e garantir que os colaboradores tenham uma voz é fundamental para os envolver na cultura da companhia.

Estilo de liderança

A sua equipa senior promove um ambiente de trabalho positivo ou negativo? Para existir uma cultura de trabalho bem sucedida é preciso haver um compromisso claro desde cima e deve ser guiada pelo exemplo.

Trabalho de equipa

Existe na sua organização uma cultura onde as pessoas se respeita e se apoiam mutuamente? No mercado de trabalho com as características dos tempos em que vivemos, é preciso que os diferentes grupos de gerações se respeitem e que a informação e experiências de cada um sejam partilhadas.

Inovação

A inovação é fundamental se quer ter destaque em determinada indústria. Os seus colaboradores acreditam que podem contribuir com ideias? Eles podem oferecer soluções criativas a qualquer momento. Mas para isso têm que se sentir motivados e abertos para o fazer.

Aprendizagem e desenvolvimento

Os colaboradores têm uma compreensão clara em relação à sua carreira e à progressão? Oferecer oportunidades de desenvolvimento é algo que os vai motivar e contribuir para o “engagement”. Tudo isto faz com que a empresa seja conhecida por ajudar os novos recrutas a formar o seu caminho e estes ficam a saber que vão ser sempre apoiados.

Bem-estar dos colaboradores

A felicidade dos que trabalham numa organização vai ter um contributo directo na produtividade. Como é que os seus colaboradores olham para o equilíbrio entre trabalho/família? Os programas de bem-estar dos colaboradores funcionam? Uma cultura saudável implica haver uma preocupação real em relação ao equilíbrio entre a vida dentro de escritório e fora dele.

 

Ler Mais