Como recrutar 200 pessoas em um ano?

Em 2016, a OutSystems passou de 300 para 500 colaboradores. Eduardo Andrade, Talent Acquisition Lead da empresa portuguesa, partilha sete regras para se realizar, com sucesso, processos de recrutamento que, em menos de um ano, implicam praticamente duplicar o número de colaboradores, e num mercado tão competitivo como o das Tecnologias de Informação.

 

Regressemos a 2001: ano de fundação da OutSystems. Na altura não éramos mais do que uma garagem e um sonho de cinco mentes brilhantes que queriam revolucionar o mundo do IT. Mas depois de um arranque turbulento, aquela garagem deixou de ser suficiente e a nossa então startup teve de encontrar uma nova casa. E assim mudou-se para um piso num edifício partilhado com outras empresas, que rapidamente se transformou em dois e depois em três. E aquelas cinco mentes brilhantes? São agora 500.

No último ano, quebrámos recordes impensáveis há 16 anos atrás. Num ano, a OutSystems recrutou um número record de pessoas, 200! Como? Simples, seguimos as seguintes regras.

Por Eduardo Andrade, Talent Acquisition Lead da OutSystems

 

Regra #1: São pessoas, não são números

Quando o crescimento é exponencial os processos de recrutamento multiplicam-se. Ainda assim, é muito importante que nunca te esqueças que estás a lidar com pessoas. Mais, pessoas com expectativas para as quais cada entrevista de emprego é uma oportunidade que não querem desperdiçar. Independentemente dos objectivos que tens para cumprir e do número de pessoas que tens para recrutar, orienta sempre o processo para as pessoas. Nunca deixes um candidato sem resposta. Seja qual for o feedback, todos têm o direito de saber qual o desfecho.

Regra #2: Procura talento, não experiência

O currículo é importante porque nos ajuda a perceber a experiência profissional e que tipo de projectos o candidato esteve envolvido, mas é o talento que distingue. Criar desafios diferentes e perguntas disruptivas pode ser uma óptima maneira de captar talento e é também a melhor forma de diferenciar o teu processo de recrutamento de todos os outros.

Regra#3: O fit cultural é determinante

Uma cultura bem definida é fundamental para a identidade da empresa. Na OutSystems, protegemos sempre a nossa cultura única. Os nossos colaboradores são encorajados a questionar, a pedir a ajuda, a desafiar o status quo. Estes princípios estão tão intrínsecos que desde o dia um do processo de recrutamento esta forma de estar é transmitida naturalmente. É importante que este enquadramento cultural seja feito de forma rigorosa, garantindo que os candidatos possuem um conjunto de características que lhes permitirá enquadrar-se nesta cultura.

Regra #4: Recrutamento > Recursos Humanos

O recrutamento é um objectivo comum e por isso não deve ser apenas responsabilidade da equipa de Recursos Humanos. É fundamental que todos participem de forma activa e que este envolvimento seja natural e genuíno. Quando estás perante um mercado em que as taxas de empregabilidade chegam a atingir os 100%, o envolvimento de todos no processo é fundamental para atingir os melhores resultados mais rapidamente.

Regra #5: Conhece antes de conheceres

Faz sempre o teu trabalho de casa: estuda toda a informação disponível – currículo, redes sociais profissionais, hobbies. Olha para além do lado profissional e selecciona os tópicos que queres aprofundar durante a entrevista. É a melhor maneira de aproveitar este momento para verdadeiramente conheceres a pessoa que está à tua frente.

Regra #6: Sê exigente, as pessoas vão notar

Não apresses o processo. É preferível demorar mais tempo do que recrutar a pessoa errada. Na OutSystems, para um posição técnica, por exemplo, há uma média de quatro a cinco entrevistas, numa das quais pedimos ao candidato para fazer uma apresentação de 90 minutos. Pode ser exigente, mas é esse rigor que vai fazer a tua organização destacar-se. Num mercado tão competitivo como o de Tecnologias de Informação, conseguires sobressair-te é fundamental.

Regra #7: Selling mode – ON!

Estabilidade e conforto são essenciais na hora de escolher um emprego. No entanto, se o trabalho não é desafiante, dificilmente se encontra a motivação para acordar de manhã e enfrentar o dia-a-dia. Desafio é a palavra-chave. Por isso, é importante que todos os intervenientes no processo de recrutamento o encarem também como um acto de venda – vender o projecto, o desafio, a carreira, a cultura, é determinante. Quem vem para a OutSystems sabe à partida que vem trabalhar com um produto de alta qualidade, desenhado até ao mais ínfimo detalhe. E, mais que isso, sabe que seu trabalho é valorizado pelos pares e que as oportunidades de crescimento estão em todo o lado.

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