Como ser ainda mais produtivo no trabalho? Nós ajudamos

A produtividade pode variar de pessoa para pessoa, mas, com um pouco de planeamento e disciplina, todos conseguem alcançar os mesmos objectivos: terminar as principais tarefas do dia, ter bons resultados e ainda tirar um tempo para si e para a família.

 

E isso é válido para todas as gerações. A pesquisa Oldiversity, realizada pelo Grupo Croma, mostrou que 71% dos entrevistados de todas as faixas etárias pensam em como manter a produtividade na velhice.

Quando é feito um recorte com o público acima dos 61 anos, a pesquisa destaca que 86% procuram formas de serem produtivos no futuro, enquanto 77% também investem na qualidade de vida para os próximos anos.

Pensando nesse equilíbrio entre o profissional e pessoal, o Viva a Longevidade reuniu dicas que trarão mais foco e produtividade ao seu dia-a-dia, sem deixar de lado o bem-estar e a saúde.

– Pense no futuro para não procrastinar: Kevin Cruise, autor do livro 15 Secrets Ultra-Successful People Know About Time Management, diz que é preciso pensar no que o seu “eu futuro” pode vir a fazer para encontrar uma solução para evitar uma autossabotagem.

– Você organiza seu tempo em horas ou minutos?: segundo o autor, o que as pessoas de mais sucesso fazem é organizar o tempo em minutos e não em blocos de horas ou meia hora. “As pessoas de muito sucesso sabem que o dia tem 1.440 minutos e que o tempo é mais valioso do que tudo”, explica.

– Transfira a lista de tarefas para um calendário: para evitar aquela sensação de que nada foi cumprido, a sugestão dada pelo autor é deitar fora a lista de tarefas e colocar tudo o que precisa de fazer num calendário.

– Organize as tarefas: saber qual é a tarefa mais complexa do dia e usar as primeiras horas do expediente para terminá-la ajuda a ter foco.

– Tire um tempo para si ou família: o dia pode estar cheio de tarefas, mas reservar um momento para fazer algo com a família é uma forma de quebrar a rotina do trabalho.

– Reserve um período do dia para verificar o e-mail: parar de cada vez que o telemóvel vibra ou que uma notificação surge mo ecrã do computador pode diminuir a atenção sobre o que estava a fazer. Reserve alguns minutos do dia para ver e responder às mensagens.

– Realize uma actividade de cada vez: você já tem as suas tarefas e, ao longo do dia, novas podem surgir. Em vez de ficar perdido, tente terminar uma e, em seguida, ver qual pode ser finalizada rapidamente. É uma forma de não se enervar e também de não se perder na quantidade de trabalho.

– Mantenha uma rotina matinal: ser uma pessoa produtiva não é trabalhar todas as horas de um dia. Durante a manhã, é bom manter uma rotina antes de começar o trabalho. Gosta de praticar exercícios? Meditar? Tomar um café enquanto lê ou ouve as principais notícias? Faça isso.

– Recarregue as energias: não tente correr contra o tempo quando o corpo pede descanso. Ele precisa de se recuperar e, para isso, é importante manter as refeições e as boas horas de sono.

– Tenha um horário para o almoço: com o trabalho remoto, muita gente acabou por perder o costume de ter aquele horário fixo para almoçar, mas é importante manter esse hábito para a mente descansar e retomar a produtividade.

– Estabelecer a entrada e saída do expediente: trabalhar de casa parece que só tem início, mas não fim. É importante delimitar esses horários para poder organizar o dia e não sobrecarregar a mente e o corpo.

Ler Mais