Como ser humano na era da Inteligência Artificial?
O livro “Life 3.0, Ser-se Humano na Era da Inteligência Artificial”, do professor sueco do MIT, Max Tegmark, especialista em Inteligência Artificial (IA), explica e descreve os recentes avanços na área da Inteligência Artificial, e como ela se encaminha para ultrapassar a inteligência humana, criando a vida “Life 3.0”.
A obra responde também à pergunta “Como é que a IA vai afectar o crime, a guerra, o emprego, a sociedade e o nosso sentido de sermos humanos?”.
Há muito que Max Tegmark se preocupa com o desenvolvimento da Inteligência Artificial, a ponto de ter fundado, em 2004, o Instituto da Vida no Futuro, com o apoio do empresário Elon Musk, do actor Morgan Freeman e do qual o cientista Stephen Hawking também fez parte. O objectivo é criar um programa de subsídios para a pesquisa válida em inteligência artificial, evitando os riscos do mau desenvolvimento de sistemas autónomos, particularmente, de armas nucleares.
A obra é editada pela Dom Quixote e é um dos livros favoritos de 2018 para Barack Obama, Bill Gates e Elon Musk. Foi ainda considerado livro do ano para o The New York Times, Daily Telegraph e The Times.