Como trabalhar melhor em 2014

Viciados em trabalhoAumentar a produtividade não é uma tarefa difícil. Damos-lhe algumas sugestões para conseguir trabalhar de forma mais eficiente no novo ano.

Uma manhã perdida entre solicitações de vários colegas, emails com pedidos súbitos de ajuda, demasiado tempo perdido em surtidas invariavelmente “rápidas” às redes sociais. A revista Forbes dá-lhe dez sugestões para conseguir ser mais produtivo neste ano de 2014 – e evitar que o seu tempo seja consumido por tarefas sem importância.

Ver os emails não deve ser a primeira coisa a fazer mal chega ao escritório. E porquê? Simplesmente porque, ao descarregar os emails e ao ver as diferentes solicitações, vai muito provavelmente ficar soterrado em pedidos e potenciar uma maior dispersão numa altura em que a sua concentração está no máximo: a manhã.

Estabeleça três objectivos prioritários ao início da jornada de trabalho para evitar potenciais distracções, de forma a conseguir bons resultados nas tarefas que realmente importam.

Só fazer decisões importantes. Isto é, não se distraia com tarefas não prioritárias. Guarde a energia mental para tomar decisões correctas em assuntos cruciais.

Encontrar tempo para pensar e para reflectir sobre soluções, novas tarefas e cumprimento de objectivos, com espaço mental para encontrar respostas verdadeiramente originais e criativas. E sem eventuais focos de distracção, como o email e o telemóvel.

Marque reuniões em alturas de maior cansaço mental, altura em que não deverá ser chamado a tomar decisões imediatas.

Evite o multitasking, um sorvedouro de energia mental, e tente concentrar-se numa tarefa de cada vez.

Planeie as reuniões. Defina o seu objectivo para cada reunião e a forma como pensa consegui-lo no decorrer desta.

Seja positivo e evite o derrotismo. Prefira focar-se nas soluções em vez de nos problemas – e privilegie a criatividade que nasce de um estado mental mais optimista.

Consiga algum tempo para descansar. E porque não uma sesta?

Não se esqueça das pequenas vitórias. Muitas vezes esquecidos, estes pequenos passos são essenciais para se conseguir grandes objectivos. Festeje-os.

Ler Mais