
Competição académica da Siemens já arrancou
A competição académica da Siemens está de regresso para mais uma edição, agora sob o nome “Accelerate NextGen”. Resulta da junção de duas competições que a Siemens organiza há vários anos – o Accelerate Challenge e o Prémio Geração Digital – e tem como objectivo reunir, num único programa, os desafios ligados às infraestruturas e à indústria. Arrancou já no dia 21 de Janeiro e o tema desta edição serão os centros de dados.
Está aberto a estudantes de cursos técnico-profissionais, licenciatura ou mestrado que, à data de Janeiro, estejam matriculados em instituições de ensino no território nacional.
Na vertente infraestrutura, o desafio passa por desenvolver o projecto de uma infraestrutura eléctrica capaz de responder a cenários complexos relacionados com o consumo, distribuição e a utilização racional da energia.
Na vertente indústria, os jovens talentos são desafiados a desenvolver soluções que contribuam para fazer face aos desacfios atcuais da transformação digital e sustentável da indústria nacional, em áreas como a cibersegurança, a otimização de processos fabris, a eficiência energética e a análise térmica de infraestruturas críticas
«A Siemens orgulha-se de manter uma relação histórica e de proximidade com a Academia, contribuindo para a formação prática e capacitação da próxima geração de talentos, que irá liderar a transformação digital em áreas tão cruciais como a indústria, a energia e as infraestruturas. Além de promover o contacto com desafios do mundo real e permitir trabalhar com tecnologias e ferramentas de ponta, esta competição aproxima os participantes do mercado de trabalho, e acelera a transferência de tecnologia e conhecimento com impactos mensuráveis para a economia portuguesa», afirma Hélio Jesus, responsável por Tecnologia e Inovação na Siemens Portugal.
Independentemente da vertente em que se inscrevem, os participantes poderão trabalhar com ferramentas e software que a Siemens e os seus clientes utilizam no mercado. À semelhança das edições anteriores, as equipas devem ser compostas por dois estudantes, que serão acompanhados durante todo o processo por especialistas da empresa.
A competição termina a 28 de Maio, com uma apresentação final dos projectos perante um painel de jurados, composto por representantes de empresas e entidades de diferentes sectores, desde a energia à indústria, passando pela mobilidade, saúde e telecomunicações, que representam os mercados em que a empresa actua e reforçam a avaliação dos conhecimentos e competências dos alunos.
Os prémios variam de acordo com a vertente e podem incluir estágios na empresa, visitas a projectos de referência desenvolvidos pela organização, equipamentos de automação, tablets, entre outros.
Desde a sua criação, o Accelerate Challenge e o Prémio Geração Digital, que agora dão origem ao Accelerate NextGen, contaram com a participação de 438 alunos de 38 instituições de ensino.
Mais informações disponíveis aqui.