Concurso Banco Montepio Acredita Portugal revelou os vencedores

Já são conhecidos os vencedores da 11.ª edição do concurso Banco Montepio Acredita Portugal, entre mais de 10.000 ideias submetidas ao concurso de empreendedorismo promovido pela Acredita Portugal e pelo Banco Montepio. A gala da iniciativa teve lugar em formato híbrido, tendo sido realizada em Vila Nova de Gaia e disponibilizada à comunidade através de plataforma digital própria.

Os seis projectos vencedores, seleccionados numa sessão de avaliação de pitch por um júri composto por parceiros e empreendedores convidados, estão integrados em eixos de empreendedorismo social (Prémio Empreendedorismo Social, apoiado pelo Banco Montepio), tecnologia (Prémio K.Tech, apoiado pela KCS iT), inovação ligada à água (Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia), mobilidade (Prémio Brisa Mobilidade) e criação de smart cities (Prémio Gaia 3C: Construção Circular da Cidade), a par da categoria geral do Concurso Banco Montepio Acredita Portugal, e refletem a natureza abrangente da iniciativa.

· Prémio Empreendedorismo Social: Techtale – Solução que visa ajudar terapeutas especializados em reabilitação neurológica pediátrica a tornar o seu atendimento mais prático e personalizado, através de jogos e e-books customizáveis que podem ser ajustados de acordo com as necessidades dos pacientes.

· Prémio K.Tech: Job Coach – A JobCoach junta estudantes, empresas e ensino numa plataforma digital que agiliza a entrada dos estudantes no mercado de trabalho, faz o match entre finalistas e o mercado e inova o paradigma actual de recrutamento, eliminando pain points recorrentes.

· Prémio Brisa Mobilidade 2021: We Can Charge – Solução para gerir e controlar, de forma inteligente, redes de carregamento para veículos elétricos.

· Prémio H2O Inovação: PWTech – A PWTech nasceu com o objetivo de levar água de qualidade a lugares de difícil acesso e com reduzida infraestrutura. A sua atuação tem ampliado ao longo dos anos, e hoje o produto apoia desde equipas de combate a incêndios florestais à indústria da construção civil, agropecuária e de base. Além de robusto, adaptável, leve e portátil, o produto entra agora definitivamente no universo das cidades sustentáveis, smart cities e “internet das coisas”.

· Prémio Gaia 3C: ROOTure – A ROOTure é uma plataforma e-commerce colaborativa que conecta os vendedores aos compradores de produtos artesanais. O objetivo do projeto é ligar e reunir artesãos e designers, especialmente de regiões de baixa densidade populacional, num processo de cocriação que enfatiza as necessidades e expectativas dos potenciais clientes, a fim de satisfazer as exigências do mercado global, promovendo a inovação, a possibilidade de partilha de técnicas e conhecimento.

· Prémio Montepio Acredita Portugal – Mum’s Cooking: Marca Portuguesa de comida congelada saudável. Saudável, porque é tudo caseiro, confecionado sem aditivos e com ingredientes de origem biológica. Congelada, para estar à mão sempre que precisamos.

Os projectos vencedores, que passaram já por um Programa de Aceleração com duração de dois meses e meio e tiveram acesso a mentoria pela rede de parceiros e especialistas da Acredita Portugal, vão agora receber um pacote de serviços destinado a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado e acesso a vários espaços de incubação.

Ler Mais