Confuso com as novas tabelas de IRS? Este simulador diz-lhe quanto do seu salário vai levar para casa

O Doutor Finanças lançou o Simulador de Salário Líquido 2026  para o ajudar a saber quanto vai ganhar este ano, tendo em consideração os escalões e as tabelas de retenção na fonte que vão vigorar em 2026.

Para calcular o salário livre de impostos, tudo o que precisa é preencher os campos que aparecem no simulador. Contudo, é importante que esteja atento e preencha as seguintes informações de forma correcta.

Nos primeiros três campos, apenas tem de seleccionar as seguintes informações:

  • Localização;
  • Situação (Solteiro, casado, um ou dois titulares);
  • Dependentes (deve indicar o número de dependentes).

Depois de estes campos estarem preenchidos, caso existam casos de incapacidade superior a 60% ou dependentes com deficiência, não se esqueça de assinalar esses campos.

Assim que estes primeiros dados são facultados, basta então preencher os campos relativos aos seus rendimentos. Ou seja, tem de indicar:

  • Valor do seu salário base (salário bruto);
  • Preencher outros rendimentos sujeitos ou não a IRS e Segurança Social, caso existam, nos espaços correspondentes;

Além disso, tem de indicar como recebe o seu subsídio de Natal e de férias (se recebe os dois subsídios por inteiro; se recebe 50% de um subsídio por duodécimos; 50% dos dois subsídios em duodécimos; um subsídio completo em duodécimo ou os dois subsídios por inteiro em duodécimos).

Indique se tem subsídio de alimentação. No caso de a resposta ser afirmativa, deve indicar o método de pagamento (dinheiro ou vale/cartão refeição), o valor diário e o número de dias em que recebe este subsídio. Em 2026, o valor máximo de subsídio de alimentação isento de tributação é de 10,46 euros (se o valor for pago em cartões de refeição) e de 6,15 euros se o montante for pago em dinheiro.

Pode ainda simular os valores de 2026 e dos anos anteriores, bastando seleccionar o período que quer analisar.

Ler Mais