Conheça as empresas vencedoras do Índice da Excelência

Leroy Merlin (Grandes Empresas >1000), Liberty Seguros (Grandes Empresas), E. near (Médias Empresas) e E.gen Ventures (Pequenas Empresas) foram os grandes vencedores do estudo “Índice da Excelência”.

 

A gala de apresentação dos vencedores da primeira edição do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano, desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, Executive Digest e o INDEG-ISCTE, realizou-se ontem, dia 9 de Fevereiro, no Museu do Oriente, em Lisboa.

«Este estudo surge como corolário da consolidação da Neves de Almeida como player global na Gestão do Talento e visa não só premiar e reconhecer a excelência das empresas, mas principalmente proporcionar informação de gestão a todas as organizações que participam no estudo», salientou Pedro Rocha e Silva, managing partner da consultora. E acrescentou:  Existem alguns sinais que nos fazem acreditar podermos estar a viver um momento de oportunidade para nos podermos posicionar em níveis mais elevados de satisfação, nomeadamente no que à gestão de Recursos Humanos diz respeito. A primeira edição deste estudo constitui um bom teste para perceber se esses sinais se repercutem de facto em melhores resultados.»

«As organizações evidenciadas nesta iniciativa fazem parte de uma realidade em que esta dimensão do capital humano conquista relevância acrescida e que é endereçada de modo integrado. O Factor X que identificámos neste estudo difere bastante de organização para organização. Existindo um factor que é relativamente transversal e que se prende com o gosto pelo trabalho que se desenvolve, todos os outros têm uma elevada variação. Este processo de conhecimento e avaliação revela-se fundamental, no sentido de perceber qual a mais-valia diferenciadora em cada organização e como a utilizar para potenciar a relação com os seus colaboradores», defendeu.

O “Índice da Excelência” integrou as respostas a questionário de 46.465 colaboradores, oriundos de 178 empresas. As conclusões obtidas possibilitam determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal, mas igualmente dar a cada empresa participante a oportunidade de adquirir informação relevante para a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu activo humano e os seus principais factores de retenção. Permite às organizações terem noção do nível de satisfação dos seus colaboradores face a diferentes áreas de actuação, medir o nível de compromisso dos colaboradores com a organização e identificar o seu “Factor X “– aquele(s) factor(es) que fazem com que as pessoas pensem continuar na organização.

As conclusões obtidas permitem definir um quadro global do contexto da gestão de capital humano nas organizações no mercado. Entre as principais conclusões de destaque incluem-se: por norma, quanto maior é a dimensão da empresa, menos positiva é a avaliação que os colaboradores fazem dela nas dimensões contempladas no estudo; a Gestão de Recursos Humanos apresenta os valores mais baixos de satisfação, particularmente no Sector Público (52,2%); os sectores que apresentam melhores resultados são Consultoria e Serviços Profissionais;Tecnologia, Media e TelecomunicaçõesSaúde e Farmacêuticas; melhorar as recompensas dos colaboradores é a iniciativa organizacional mais valorizada, para 70% dos colaboradores; o factor de retenção predominante para 61,7% dos colaboradores é o gosto pelo trabalho que desenvolve; o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é o segundo factor de retenção valorizado pelos colaboradores, com 31,6%; 30,3% dos colaboradores valoriza a relação com os colegas enquanto factor de retenção; factores de retenção como a valorização profissional, condições de trabalho, reputação da organização e liderança de topo são mais apontados em organizações de menor dimensão.

Os vencedores da 1.ª edição do estudo “Índice da Excelência” foram:

 

        Grandes Empresas>1000

  • 1º Lugar Grandes Empresas>1000: Leroy Merlin
  • 2º Lugar Grandes Empresas>1000: Ageas Portugal
  • 3º Lugar Grandes Empresas>1000: Groundforce Portugal
  • 4º Lugar Grandes Empresas>1000: Brisa, Auto-estradas de Portugal
  • 5º Lugar Grandes Empresas>1000: CGI
    Grandes Empresas
  • 1º Lugar Grandes Empresas: Liberty Seguros
  • 2º Lugar Grandes Empresas: Grupo Ramos Ferreira
  • 3º Lugar Grandes Empresas: Sport Lisboa e Benfica
  • 4º Lugar Grandes Empresas: Manvia
  • 5º Lugar Grandes Empresas: BOLD International
    Médias Empresas
  • 1º Lugar Médias Empresas: E.near – Nearshore Development Technologies
  • 2º Lugar Médias Empresas: Edge Innovation
  • 3º Lugar Médias Empresas: Unicombi
  • 4º Lugar Médias Empresas: Bi4all
  • 5º Lugar Médias Empresas: Hitachi Consulting
    Pequenas Empresas
  • 1º Lugar Pequenas Empresas: E.gen Ventures
  • 2º Lugar Pequenas Empresas: Bresimar Automação
  • 3º Lugar Pequenas Empresas: DELL
  • 4º Lugar Pequenas Empresas: InovaPrime
  • 5º Lugar Pequenas Empresas: AISP – Advanced Industry Support Partners
    Outros Prémios
  • Vencedor População Jovem: Penha Longa Resort
  • Vencedor População Feminina: Penha Longa Resort
  • Vencedor Compromisso: Penha Longa Resort


Conheça os resultados completos, a metodologia e as boas práticas de algumas destas empresas na edição de Fevereiro da Human Resources, já nas bancas.

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