Conhece o projecto de virtualização global que liga mais de mil sites?

Accenture, Cisco e Sirti trabalharam em conjunto com o Grupo Enel num projecto de virtualização de rede de telecomunicações corporativas, acelerando a transformação digital da empresa. Projectado e desenvolvido em Itália, o programa levou a uma redução nos custos operacionais, aumentando significativamente a agilidade da infraestrutura da Enel.

A rede conecta mais de mil sites em três continentes e em mais de 10 países (incluindo Itália, Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Rússia e na América do Norte).

A iniciativa faz parte de um programa estratégico da Enel, denominado Beyond Cloud Computing. A rede de longa distância definida por software (SD-WAN), tecnologia que optimiza o acesso a aplicações em cloud e o uso de conectividade, assim como soluções de computação de ponta, que se fundem para criar uma arquitectura de telecomunicações, ajuda a alcançar a excelência operacional através da digitalização abrangente de processos.

«O projecto Beyond Cloud Computing faz parte de um programa de transformação digital lançado em 2015 através da migração para a cloud. Durante a pandemia de COVID-19, a virtualização de equipamentos de rede permitiu-nos gerir a nossa infraestrutura remotamente, sem a necessidade de pessoal no local», afirma Carlo Bozzoli, responsável pela área de Soluções Digitais Globais da Enel.

O programa é baseado numa infraestrutura virtual completa que, além das redes privadas, também utiliza redes públicas. E permitiu a introdução de arquitecturas e tecnologias destinadas a acelerar a digitalização através de uma cloud pública.

A iniciativa permitiu à Enel reduzir significativamente o seu tempo de lançamento no mercado e optimizar a rentabilidade. Também reduziu os custos operacionais, permitindo a gestão remota das operações de manutenção. A Enel integra, agora, tecnologias como a Internet of Things (IoT), e a realidade aumentada (AR) e virtual (VR), na sua rede para facilitar a monitorização, gestão e manutenção de seus activos localizados em toda a Itália.

«A agilidade e o potencial da nova infraestrutura foram demonstrados durante a resposta à crise COVID-19, já que a Enel rapidamente conseguiu que os seus mais de 37.000 colaboradores trabalhassem remotamente, com um acesso seguro e fácil às aplicações corporativas e colaborativas», lê-se em comunicado.

A nova infraestrutura foi construída pela Enel Global Digital Solutions, em conjunto com a Accenture, Cisco e Sirti. A Accenture apoiou a gestão do programa de transformação e a implantação da infraestrutura centralizada, com recursos inovadores fornecidos pela tecnologia SD-WAN Viptela da Cisco. A Cisco também contribuiu para o design geral da rede, enquanto a Sirti Digital Solutions apoiou a implementação dos componentes distribuídos na nova arquitetura em todo país e a migração dos serviços de rede.

Ler Mais