Considera-se um líder emocionalmente inteligente? Verifique se possui estas sete características

Antigamente, a proficiência técnica era a principal qualidade desejada na liderança. E embora seja importante, agora é considerada uma competência de nível básico necessária para entrar em qualquer organização. Além disso, muitas funções são hoje tão complexas que é necessária uma equipa de pessoas competentes.

 

Se os líderes não tiverem a capacidade de comunicar, colaborar ou desenvolver uma cultura que apoie a valorização e o desenvolvimento da equipa, as suas competências técnicas não os levarão muito longe.

Por isso, a inteligência emocional desempenha um papel fundamental. Os líderes definem o tom da sua organização. Se não forem emocionalmente inteligentes, o engagement, a satisfação, a rotatividade dos colaboradores e, em última instância, os resultados financeiros da empresa serão afectados negativamente. A boa notícia é que a inteligência emocional não é estática e pode ser desenvolvida por todos os líderes.

A Fast Company deixa sete características a procurar num líder emocionalmente inteligente:

Sinceridade sempre

Líderes emocionalmente inteligentes são sinceros e verdadeiros, e os maiores impulsionadores da empresa. Acreditam (e demonstram-no) constantemente no seu trabalho, no trabalho dos seus colaboradores e no sucesso da organização.

O apoio verdadeiro dos líderes pode ajudar uma empresa em tempos difíceis. Se esse apoio faltar, será difícil para os demais acreditarem no seu trabalho.

 

Sair da zona de conforto

Crescimento e desenvolvimento exigem um esforço contínuo de ultrapassar os limites da zona de conforto. Líderes emocionalmente fortes reconhecem isso e esforçam-se e encorajam aqueles ao seu redor a irem além do conhecido.

Líderes emocionalmente inteligentes reconhecem que a mudança é incessante e que o seu sucesso, dos seus colaboradores e da organização exigem avanços e ajustes constantes.

 

Controlo das emoções

Em tempos difíceis e de crise, os colaboradores procuram os líderes em busca de orientação, para saber como agir. Conscientes disso, é fundamental que os líderes saibam demonstrar calma exterior e manter a compostura, gerindo as suas próprias emoções.

Mesmo que não tenham respostas imediatas, os líderes emocionalmente inteligentes são capazes de manter a calma perante as adversidades. Isso pode ajudar a equipa a concentrar a sua energia em encontrar soluções, em vez de desperdiçarem tempo e esforço com receios e preocupações.

 

Transparência é a regra

Um líder emocionalmente inteligente é sempre transparente no que diz respeito às suas intenções. Isso significa que os colaboradores não precisam de se preocupar em decifrar as mensagens e estão bem informados sobre os objectivos da organização.

Os verdadeiros líderes emocionalmente inteligentes partilham o máximo que podem com as suas pessoas em todos os momentos e esperam o mesmo dos membros do seu círculo. Não sentem necessidade de ocultar coisas dos outros, encobrir os seus erros ou escolher favoritos no local de trabalho. Tratam todos de igual forma, independentemente do cargo ou função.

 

O poder das relações humanas

Líderes emocionalmente inteligentes estão cientes das suas emoções e não têm receio de as expressar sempre que necessário. Têm noção de como as emoções afectam tudo o que fazemos e são peritos em ler as emoções dos outros, individualmente e em grupo.

Líderes que interagem com os seus colaboradores de forma autêntica permitem que estes se sintam vistos e ouvidos, mesmo em momentos de desacordo e conflito.

 

Aprender com os contratempos

Nem sempre os planos resultam. Falhas e contratempos são parte inevitável do caminho até ao êxito. Líderes emocionalmente inteligentes esperam que haja obstáculos e preparam-se emocionalmente para os enfrentar. Analisam a lição aprendida e não levam os contratempos para o lado pessoal.

Para líderes emocionalmente inteligentes, as desilusões fazem parte da sua jornada de aprendizagem e desenvolvimento. Entendem também que esses momentos acabarão por ajudá-los a alcançar os seus objectivos.

 

Afastar o “lado negro da força”

Todos temos momentos em que nos sentimos deprimidos e lutamos para manter o positivismo. Líderes emocionalmente inteligentes não são imunes a esses sentimentos. No entanto, nunca permitem que “o lado negativo” ocupe lugar cativo nas suas mentes.

Embora os líderes emocionalmente inteligentes estejam abertos e apoiem os sentimentos dos outros, por norma distanciam-se de pessoas negativas e que reclamam constantemente. As pessoas por quem se rodeiam têm uma perspectiva positiva e vêem o lado bom da vida.

Isso porque os líderes emocionalmente inteligentes acreditam que a vida deve ser vivida e aproveitada ao máximo e atraem (e são atraídos por) pessoas que vivem de acordo com esse mesmo princípio.

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