Considera-se um profissional de sucesso? Se não sabe, descubra aqui
Já tentou responder esta pergunta? A verdade é que cada profissional motiva-se de diferentes formas , ou seja, o sucesso profissional é diferente de uns para outros e para o alcançar não basta trabalhar muito e bem. Há muitos outros aspectos a ter em conta.
Para uns, o sucesso profissional consiste em estar envolvido na solução de problemas e desafios, enquanto outros preferem trabalhos mais focados e analíticos. A verdade é que há atitudes que podem ajudar a traçar o caminho certo para atingir os objectivos de carreira. Ser persistente é uma delas.
Uns sentem-se felizes dispensando 80% do seu tempo para o trabalho, enquanto outros querem integrar a vida pessoal e profissional para se sentirem felizes 50% – 50%. Independentemente do que se considere sucesso profissional, a verdade é que leva tempo e requer trabalho.
Convém referir que nenhuma das opções está errada. Agora, importa conjugar aquilo que nos faz felizes com o que o mercado de trabalho procura e de que forma nos estamos a conseguir integrar nele.
Deixamos aqui 8 percepções do que é sucesso profissional:
- Fazer aquilo que nos faz bem respeitando os nossos valores, crenças e ética. Analise os pontos forte e os menos fortes tanto a nível profissional como pessoal. Desta forma consegue tirar partido das suas qualidades e obter uma visão mais clara do que precisa de desenvolver ao longo do seu trajecto profissional.
- Fazer aquilo que nos traz algum retorno, podendo ser ele tangível (dinheiro, promoções, aquisições, etc.) ou intangíveis (satisfação, bem-estar, tranquilidade, etc.)
- É ser coerente, fazer e falar de forma linear.
- Ter a plena consciência do que se quer e do que não se quer, ou seja, do que se gosta e do que não se gosta de fazer.Tenha confiança. Esta consiste na certeza das suas capacidades, estar comprometido com os seus objectivos, ter convicção dos seus valores e segurança nas exposição de ideias e na realização de tarefas. Um profissional confiante tem a capacidade de inspirar os outros, o que o pode tornar num líder.
- Não sofrer das síndromes como depressão de fim de domingo, ainda bem que é sexta feira, desejar rapidamente as férias, etc.
- Entender que nem tudo “são rosas”, mesmo o sucesso tem momentos maus e de fracassos. Isto não quer dizer que não está a ter sucesso profissional, pois o sucesso, neste caso, consiste em ultrapassar os obstáculos e entender que a vida é mesmo assim, cheia de altos e baixos. Chegar ao sucesso profissional pode ser um caminho tortuoso e labiríntico, por vezes, estranho. O segredo é ter resiliência, inteligência e audácia para continuar em frente mesmo quando o mundo parece dizer-lhe o contrário. Quanto mais relevante for o seu trabalho, quantos mais contactos estabelecer, melhor, mas nunca deixe de lado o pensamento positivo.
- É ser reconhecido financeiramente por algo que fazemos faça bem.
- É reconhecer aquilo em que se é bom, bem como aquilo em que não se é bom, para poder avaliar o que está a dificultar o sucesso e saiba promover-se, o que é tão importante quanto mostrar o que sabe fazer. Comece por querer ser o melhor, manter uma postura adequada, conseguindo, ao mesmo tempo, cativar os que o rodeiam, transmitindo-lhes confiança. É fulcral ter uma estratégia de marketing pessoal para construir a sua imagem profissional.