Conversas sobre Employer Brand: O sector da Aviação em destaque

Uma das imagens mais impressionantes da pandemia é a de aeroportos completamente vazios. Será que isso abalou a confiança na aviação enquanto empregador? A aviação é um dos sectores mais atractivos para trabalhar desde a primeira edição do Randstad Employer Brand Research. No ano passado, a TAP recebeu mesmo o título de empresa mais atractiva para trabalhar.

 

Já este ano, no estudo Randstad Employer Brand Research 2021, o sector da aviação ocupa o 4º lugar em matéria de atractividade para trabalhar. No top 3 de EVP (Employer Value Proposition) encontra-se em primeiro lugar o crítério de saúde financeira, que é o 6º da preferência global dos portugueses; em segundo lugar, o critério de boa reputação, que é o 16º mais importante para os portugueses; e em terceiro lugar o critério de salário e benefícios atractivos, o 1º de maior relevância para a generalidade dos inquiridos no estudo da Randstad. Neste sector, a empresa mais atractiva para trabalhar é a ANA – Aeroportos de Portugal.

Para conhecer melhor os desafios deste sector, a Randstad reuniu para uma mesa redonda de debate Rita Baptista, directora de Recursos Humanos da OGMA, e Nuno Troni, director de professionals na Randstad Portugal.

Se tiver interesse em conhecer o estudo na íntegra, solicite aqui.

Em destaque:

  • Apesar de ser um dos sectores mais afectados pela pandemia, a aviação continua a ser também um dos mais atractivos para trabalhar, com três empresas a ocuparem o top 20 nacional.
  • O ramo aeronáutico faz sonhar, e isso tem mais valor do que a crise, que é encarada como temporária. A aviação comercial foi mais afectada pela crise do que o sector onde opera a OGMA, que afirma ter tido um ano 2020 muito estável.
  • O impacto da crise foi enorme e terá consequências no futuro. O sector vai ter de se reinventar para serem mais ágeis e mais resilientes, com menos pessoas.
  • O teletrabalho e a pandemia fizeram as empresas perceberem que os profissionais não precisam viajar tanto. Isto também terá algum impacto na aviação.
  • A aviação estava numa tendência em que quanto maior o avião, melhor. Agora, a tendência poderá ser inversa.
  • Desde que as pessoas se sintam seguras, progressivamente as pessoas voltarão a viajar mais. Principalmente para férias.
  • As empresas não trabalham Employer Branding há muitos anos, e por isso é normal que ainda não se consiga passar uma imagem muito clara de algumas das propostas de valor no que diz respeito à atractividade para trabalhar.
  • É cada vez mais importante a qualificação das pessoas no sector, e a formação no sector da aeronáutica é muito cara e morosa.
  • A recuperação do sector pode estar próxima com a vacinação e o aumento da confiança; mas não se sabe exatamente como vai ser o sector depois da pandemia.

Assista aqui à mesa redonda de debate:

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