COVID-19. Portugal está melhor ou pior preparado que os outros países europeus?

Mais de 80% dos portugueses considera que o país está melhor ou igualmente preparado para fazer face a esta pandemia, quando comparado como a nossa vizinha Espanha ou até mesmo com Itália ou o Reino Unido. É o que revela a mais recente sondagem de opinião realizada pela Marktest, junto da população portuguesa.

 

A pergunta feita no Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest foi “Considera que Portugal se encontra melhor preparado, igual ou pior que outros países como, Itália, Espanha, França, Alemanha ou ReinoUnido, para fazer face ao COVID-19?”  E os resultados demonstram que os portugueses não têm grandes dúvidas. Apenas quando a comparação se faz com a Alemanha, é que cerca 50% dos portugueses consideram que estamos pior preparados.

Em relação a Itália (país da Europa onde a COVID-19 tem feito mais vítimas – 12 428 mortos à data de ontem e 105 792 casos confirmados)  é onde há menores dúvidas, com mais de 60% dos portugueses a afirmar que estamos melhor preparados.

No que respeita à vizinha Espanha (que ontem registava 95 923 casos confirmados e 8464 vítimas mortais), quase metade dos portugueses acredita que estamos melhor preparados, mas 40% defende que temos igual grau de preparação.

Recorde-se que, ontem (31 de Março), Portugal registou 7443 casos confirmados, 160 óbitos, 43 recuperados e 52 086 casos suspeitos. Em vigilância estão mais de 19 mil casos e 4610 a aguardar resultado laboratorial.

 

No entanto, mais de um terço dos portugueses têm receio de serem contaminados. O segundo maior receio é com a falência do Sistema Nacional de Saúde (SNS) – com 19% dos portugueses a reconhecer esse receio – e 15% preocupam-se com a falência da economia nacional. Uma eventual falta de alimentos é o que menos preocupa os portugueses. De referir ainda que apenas 7% receia ficar desempregado.

 

 

O objectivo do Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest é acompanhar as opiniões, os comportamentos, dos portugueses, face a este momento que o país e o mundo atravessam, ao longo das próximas semanas.

A presente sondagem foi realizada pela Marktest, através de CAWI (Computer Assisted Web Intereview), junto de uma amostra de 505 inquiridos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental. Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo (8.250.000). A recolha da informação decorreu entre os dias 24 e 25 de Março de 2020.

Ler Mais