
Criação de empresas em Portugal com queda de 35%
Nos quatro primeiros meses do ano, registou-se uma queda de 35% na criação de empresas e de 29% nos encerramentos, face ao período homólogo.
A tendência já vinha a revelar-se nos dois primeiros meses do ano, masa partir da terceira semana de Março, quando foi declarado o Estado de Emergência, registou-se uma quebra abrupta na criação e e encerramentos de empresas, revela a análise da Informa D&B.
Já as insolvências, após subidas em Janeiro e Fevereiro, recuaram 0,4% no acumulado de 2020, em consequência de descidas em Março e Abril, respectivamente -3% e -15%.
Os dados do Barómetro da Informa D&B relativos a Março e Abril deste ano ilustram bem «a situação de um país com muitas das suas actividades em suspenso desde a declaração do Estado de Emergência», destaca-se em comunicado.
«Como tal, os valores devem ser interpretados com precaução. Mais do que uma tendência duradoura, é previsível que estes números sejam consequência do adiamento de decisões, alterações ao habitual funcionamento das empresas, utilização de algumas medidas específicas, bem como o funcionamento e prazos de alguns serviços que se reflectem no registo de nascimentos e encerramentos de empresas. A redução da actividade nos tribunais também apresenta reflexos no registo de novos casos de insolvência.»