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Cultura essencial para a marca da organização
A Neves de Almeida| HR Consulting propõe-lhe que reflicta sobre três questões de forma a perceber se a sua Cultura Organizacional está de “boa saúde”.
Cultura. Seja esta mais ou menos forte, a cultura tem um efeito determinante no modo como as organizações trabalham, reagem e, consequentemente, atingem os seus resultados. Se calhar ainda não pensou nisso, mas será que a cultura da sua empresa está a ter o efeito pretendido nos seus colaboradores?
Avaliar e fomentar a cultura da sua organização é essencial para garantir que todos estão alinhados de acordo com a mesma missão e valores. Mas como podemos fazê-lo?
A Neves de Almeida| HR Consulting propõe-lhe que reflcita sobre três questões de forma a perceber se a sua Cultura Organizacional está de “boa saúde”:
A missão e valores da minha organização estão bem definidos?
A missão e os valores são, normalmente, definidos na fundação das organizações. Os fundadores passam para as suas empresas os seus valores e uma missão aspiracional – o objetivo maior da organização. Mas isto nem sempre acontece, principalmente quando falamos de empresas pequenas. Certifique-se que tem os valores e missão bem definidos – é o primeiro passo.
Comunico a minha cultura?
Ainda que muitas empresas tenham os seus valores e missão bem definidos, muitas, raramente os comunicam. E este é um erro que pode levar a que as pessoas não saibam que tipo de comportamentos são valorizados dentro da organização. Isto pode ter consequências no desempenho dos seus colaboradores e nos seus resultados.
A cultura é vivida por todos os colaboradores?
Comunicar a sua cultura não vai servir de nada se ninguém a vive. A começar pelas chefias e estendendo-se a todos os colaboradores, a cultura deve ser algo facilmente reconhecível em qualquer elemento da sua organização. Deve ver-se nos processos, na comunicação e nas pessoas.
Nenhuma marca forte existe sem uma cultura, um mantra forte que a represente e à sua missão, no mercado. Só vivendo a cultura da sua organização de forma plena é que a sua empresa terá um impacto forte no cliente.
Saiba mais sobre Cultura Organizacional e como trabalhá-la no HR Buzz, um blogue sobre pessoas, gestão de equipas e carreiras.