Desafios de inovação e produtividade na Europa vão estar em debate na Nova SBE

A Nova SBE vai ser palco, no próximo dia 19 de Dezembro, de uma reflexão alargada sobre a crescente divergência entre a Europa e os Estados Unidos em inovação e produtividade. 

Innovation & Productivity, uma iniciativa do Nova SBE Public Policy Institute (NPPI) em parceria com a Bennett School of Public Policy (da Universidade de Cambridge), vai reunir inúmeros especialistas, nacionais e internacionais, para analisar a inovação, a tecnologia e a competitividade global potenciando a reflexão sobre como podem as políticas públicas ‘desbloquear’ o fosso existente entre os Estados Unidos e a Europa.

O evento, segue o modelo dos policy workshops do NPPI: mais do que conferências académicas são encontros concebidos para gerar contributos práticos, privilegiando a investigação aplicada e a produção de recomendações concretas para políticas públicas.  Desenvolvidos em dois momentos distintos complementares. Durante a manhã, um painel de oradores internacionais partilha com o público as suas visões e perspectivas sobre os temas em análise, criando o enquadramento para os trabalhos da tarde que reúnem um grupo restrito de especialistas em sessões de trabalho colaborativo, dedicadas à elaboração de recomendações de políticas públicas. Os workshops do NPPI contam sempre com a presença de decisores políticos, nacionais e europeus, que garantem a ligação directa à realidade da implementação das medidas discutidas, permitindo assim testar a viabilidade das propostas e reforçar o seu potencial de impacto.

Innovation & Productivity vai reunir dezenas de líderes numa reflexão colaborativa sobre os desafios e oportunidades que a Europa enfrenta no cenário global de rápida evolução.

O evento contará com a presença de Petra Moser (NYU Stern) que abre a sessão com uma apresentação sobre a importância, de uma perspetiva histórica, da propriedade intelectual como factor conducente à inovação. Deepak Hegde (NYU Stern) junta-se à discussão apresentando a sua visão prática sobre a experiência de startups de alta tecnologia e sobre os desafios que enfrentam. Num momento em que o entusiasmo público e mediático pela I.A. está no auge Arlindo Oliveira (Instituto Superior Técnico e INESC) lança o desafio de discutir as reais capacidades da inteligência artificial. O encerramento da sessão da manhã fica a cargo de Diane Coyle (Bennett School of Public Policy), que apresentará uma análise comparativa da dinâmica global da inovação digital, posicionando a Europa face aos Estados Unidos e à China.

A segunda parte do evento (tarde) é totalmente dedicada ao desenvolvimento colaborativo de recomendações de políticas públicas. Tendo como ponto de partida as análises e debates promovidos durante a manhã, o grupo restrito de participantes que participa na sessão da tarde, vai trabalhar em quatro áreas estratégicas: reforço do empreendedorismo e do ecossistema de startups; evolução do espaço digital e da inteligência artificial (com destaque para dados e regulamentação); inovação nos domínios da energia, defesa e sustentabilidade; e o papel das instituições nacionais e europeias na criação de condições mais favoráveis ao progresso tecnológico.

Este encontro representa uma oportunidade única para reunir conhecimento, experiência e visões complementares sobre os desafios de inovação e produtividade que a Europa enfrenta. Para além do debate aprofundado que reunirá académicos, especialistas e decisores, esperamos que o trabalho colaborativo realizado ao longo do dia dê origem a um conjunto de recomendações de políticas públicas robustas, pragmáticas e ancoradas em evidências, capazes de apoiar decisões estratégicas e fortalecer a competitividade tecnológica europeia’ refere Luís Cabral, director Académico do Nova SBE Public Policy Institute.

A participação no evento durante a manhã é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Mais informações sobre o evento e inscrições estão disponíveis aqui.

Ler Mais