Descubra os pilares fundamentais para um teamwork de sucesso

Ter na sua empresa uma equipa de alta performance é não só um desafio, como o desejo de qualquer líder ou organização. Importa referir que além de escolher os melhores talentos, é também necessário avaliar a cultura e o ambiente da organização, pois muitos talentos fracassam devido à falta de um ambiente que promova o desenvolvimento.

Deixamos aqui alguns princípios que podem ajudar a construir o ambiente certo para receber uma equipa de alto rendimento.

Raciocínio e visão sistemática

Muitas organizações integram colaboradores que apenas se importam com a sua função. Isto deve mudar, estes colaboradores devem adoptar um sistema de actuação total, de modo a evitar criar problemas para os colegas, percebendo que é um esforço total da equipa.

Cada vez mais o mercado procura profissionais que tenham uma visão sistemática, profissionais que, além de conhecerem muito bem sua área de actuação, conhecem e participam de forma efectiva noutras áreas da empresa de modo a ajudar a arranjar soluções através de sugestões e projectos.

Este profissional sabe as consequências de suas atitudes nos outros departamentos, pelo que procura melhorar os processos e trabalhar em equipa, pois tem a noção de que a empresa está acima do resultado do departamento. É necessário perceber que a atitude ou a falta dela compromete o resultado de todo a equipa e da empresa.

Processo e resultados

Alcançar resultados é óptimo, é para isso que os colaboradores estão nas organizações. Porém como se conquistam os resultados é o segredo, pois não podemos ser orientados apenas para os resultados. É preciso entender que a única maneira de conseguir os resultados desejados é melhorando o processo. Os resultados chegam a seguir.

Muitas empresas procuram resultados a qualquer custo, e num curto prazo elas podem conseguir atingi-los, porém se na base não existir um processo de qualidade e eficaz que sustente esses resultados, a curto prazo verificar-se-à o desgaste das relações profissionais entre os colaboradores e os clientes, com o aumento do custo para reposição de equipamentos, aumento do desperdício e dos esforços para atingir os mesmos resultados, gerando insatisfação, desmotivação e prejuízos.

Sem existir um foco nos processos, os resultados seriam um acaso de sorte ou de azar, pois não existiria controle, medição e melhoria.

Problemas são tesouros

Se uma empresa ambiciona alcançar um nível de liderança no mercado, com o reconhecimento dos clientes e dos colaboradores deve procurar problemas. Se estes são considerados tesouros, serão identificados rapidamente e não varridos para baixo do tapete, surge então um ambiente positivo versus a um ambiente negativo.

Muitas empresas desperdiçam grandes oportunidades de expandir os seus negócios, ter mais lucro, reduzir os desperdícios e investir nas pessoas, pois têm receio de procurar de problemas, ou, pior, punir os colaboradores que demonstram interesse por eles.

É comum encontrar pessoas que preferem ficar paradas, levando a vida, e desperdiçam o grande potencial humano de solucionar problemas, gerar riqueza e desenvolvimento.  Não crucifique a pessoa que traz problemas, incentive os colaboradores a procurar problemas e a actuarem na proposta de soluções para os resolver.

Muitas organizações acreditam que pessoas que mencionam riscos e problemas são negativas e pessimistas. Isto gera um clima onde as pessoas escondem o erros e os problemas. Incentive os colaboradores a olhar para um problema de forma pro activa e como oportunidade de desenvolvimento.

Não julgar e não culpar

Todos os líderes devem ter uma atitude de não julgar e não culpar porque a maioria dos problemas das equipas são criados pelo sistema, e não pelas pessoas. Líderes que julgam, obrigam os colaboradores a ficar na defensiva e a encobrirem problemas. Muitos desses permanecem escondidos por longos períodos de tempo por que as pessoas têm medo dfalar sobre eles.

Ao evitar julgar e culpar proporciona-se uma oportunidade para melhorar os problemas sistemáticos, permite-se a análise da raiz do problema, aumenta-se a confiança, fortalece-se a comunicação e o sentimento de união em tempos de crise.

 

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