Desenvolva a sua marca pessoal

5marcapessoal“O mundo do trabalho está a tornar-se num mercado e os candidatos são os produtos disponíveis para venda. Um colaborador é uma marca de gestão própria, em busca de resultados e lucros, apostando nas suas capacidades, características e técnicas“, sublinha responsável da Transitar.

Tal como uma marca, é essencial que se destaque dos demais e se apresente como elemento imprescindível para ocupar um futuro cargo.

A Transitar deixa-lhe algumas sugestões para fazer uso do seu marketing pessoal, imponha a sua personal branding para causar um maior impacto no mercado de trabalho.

Aposte no marketing pessoal – Apresente-se como uma marca e faça a promoção dos seus atributos como se estivesse a promover um produto para venda.

Faça uma gestão eficaz do personal branding – Esteja atento àquilo que o torna único, saiba quais os seus pontos fortes e fracos e evidencie as suas capacidades.

Less is More – Evite cair no exagero e não faça promessas que não pode cumprir. Seja honesto em relação às suas capacidades para que não seja apanhado desprevenido no futuro.

Cuide da sua imagem profissional – Uma das características do marketing pessoal é cada pessoa tornar-se aquilo que os outros vêem. Tenha uma postura profissional que suscite apenas pensamentos positivos naqueles que trabalham consigo e que estão à sua volta.

Enalteça o que o torna diferente – Numa altura em que as competências técnicas são comuns a muitos dos profissionais que “lutam” por um lugar numa empresa, é importante que, seguindo a metodologia do personal branding, apresente de forma clara os atributos que o tornam diferente e especial em relação à concorrência.

Não tenha medo de procurar ajuda – A mudança no paradigma de negócio tem vindo a mudar e no século XXI e o desafio está agora centrado nas questões de diferenciação entre os colaboradores e o ritmo global de fazer negócio. Se tiver dificuldades em vender a sua marca e encontrar o seu espaço na nova esfera do mercado de trabalho, não hesite em procurar a ajuda de um orientador na área de coaching.

Ler Mais