Desenvolvimento de Liderança díspar necessidades de negócio

Apenas 62% das organizações têm uma estratégia de Liderança definida, de acordo com uma pesquisa da consultora Mercer.

Segundo este recente estudo sobre liderança, divulgado na HR Magazine, pouco mais de um quarto (27%) das empresas inquiridas possui uma estratégia de Liderança que inclui um caso de negócio, sendo que 81% das organizações não medem o retorno sobre o investimento nesta área.

O estudo revela ainda existência de uma disparidade entre as ferramentas de desenvolvimento de Liderança que empresas acreditam serem eficazes e aquelas que tendem a usar. A aprendizagem online foi avaliada como a menos eficaz, no entanto, foi usada por 40% das organizações. De igual forma, a aprendizagem presencial foi considerada, numa lista de 12 ferramentas, a 11.ª pior, tendo, porém, sido utilizada por 63% das entidades. As experiências no exterior e as rotativas, avaliadas como as melhores em termos de eficácia, não estão a ser exploradas pela organizações, com apenas 40% e 36%, respectivamente, a porem-nas.

«Embora as organizações reconheçam que os métodos actuais não são eficazes, essas tácticas são repetidas, porque são familiares, porque jogam com os desejos de um líder, porque são mais visíveis ou porque são as mais simples de pôr em prática», explica Stuart Turnbull, partner daMercer.