Despedimentos por zoom. Que lições retirar deste péssimo exemplo?

Todos temos memória de ter lido nos jornais vários casos de despedimento por zoom que aconteceram em plena pandemia covid-19 quando a maioria dos trabalhadores se encontravam em teletrabalho.

 

Obviamente que, a maioria de nós, ao verificar a forma como tais despedimentos foram realizados, ficamos desconfortáveis perante a insensibilidade dos gestores tendo em conta os desafios que os profissionais estavam a enfrentar.

Vejamos como exemplo o caso da empresa Better.com que despediu vários colaboradores via zoom antes das férias de 2021 e que lições se podem retirar dele. De referir que a reunião via zoom demorou menos de três minutos, com poucas ou nenhumas explicações. Kevin Ryan, o CEO que substituiu Vishal Garg, responsável pelos despedimentos, deu ordens para que uma empresa externa fizesse uma avaliação de conduta da empresa, com enfoque na liderança.

Da avaliação surgiram algumas conclusões que podem e devem ser tidas em linha de conta por todas as empresas:

  • Nunca esqueça ou ponha em causa o employer branding da organização – os lideres nem sempre levam esta realidade em consideração quando tomam decisões, mas deviam, pois os colaboradores estão sempre atentos à forma como eles lidam com os problemas e à maneira como os resolvem;
  • Seja sempre transparente sobre as suas decisões – os colaboradores da Better.com ficaram surpreendidos com uma reunião zoom de última hora, e muito mais surpresos ficaram relativamente ao seu conteúdo. Após os despedimentos, o CEO postou na rede social corporativa Blind que «250 dos colaboradores despedidos se limitavam a trabalhar apenas duas horas por dia», o que veio a interferir com algumas recolocações desses profissionais.  A verdade é que veio “à tona” o facto de a Better.com ter fechado um acordo com a Aurora Acquisition Corp onde receberia o equivalente a cerca de um milhão de dólares por cada colaborador despedido;
  • Trate os seus colaboradores com dignidade – tratar todas as pessoas com dignidade e respeito parece normal, mas por vezes há esquecimentos. Ao contrário do que aconteceu com a Better.com, os despedimentos devem ser efectuados em reuniões breves, transparentes e num local onde seja garantido o tratamento com dignidade dos colaboradores;
  • Mantenha o foco nas relações com os colaboradores – em todas as tomadas de decisão os responsáveis de Recursos Humanos devem marcar presença, de modo a garantirem que tudo seja tratado de forma adequada.

 

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