
Despesa em IA vai gerar um impacto económico global superior a sete mil milhões de euros em dois anos
A inteligência artificial (IA) adquiriu uma relevância acrescida para os executivos de topo desde o lançamento do ChatGPT e a ascensão da IA generativa (GenAI) como uma tecnologia de nível empresarial, nos últimos dois anos. Segundo dados da International Data Corporation (IDC), as despesas com IA vão crescer a um ritmo duas vezes superior ao das despesas globais com tecnologia digital, gerando um impacto económico global de mais de 7,29 mil milhões de euros, até ao fim de 2027.
«As principais organizações de negócios digitais estão a colocar a IA no centro das suas estratégias, tornando a transformação digital e a IA inseparáveis. De facto, o novo paradigma dos negócios digitais depende fortemente da IA. A acompanhar esta mudança, as empresas líderes estão a reformular processos e operações para integrarem tecnologias emergentes, aproveitando o seu potencial à medida que constroem as suas arquiteturas digitais», explica Gabriel Coimbra, Group vice president e Country manager da IDC Portugal.
Através da tecnologia de IA, as empresas estão a tornar-se mais orientadas para os dados e mais precisas na sua capacidade de avaliar o retorno dos seus investimentos. Nos próximos anos, a previsão é que para atingirem os seus objectivos, muitas irão estabelecer parcerias com fornecedores para desenvolver tecnologias de IA.
No entanto, a IDC alerta que o caminho para o sucesso do negócio digital e da transformação da IA tem também os seus desafios. Há escassez de cientistas de dados e especialistas em IA, o que provoca atrasos nos projectos. Além disso, com o aumento da IA surgiram também novas preocupações em termos de confiança que estão a pressionar as empresas e o seu aval para criarem políticas de IA responsáveis.
Mas, mesmo perante estes desafios, os CEO estão a ser pressionados a apresentar resultados comerciais digitais e esperam que os projetos de GenAI sejam bem-sucedidos a todos os níveis. As empresas procuram criar negócios digitais alimentados por IA, mas terão de garantir que estabelecem as bases a nível organizacional e operacional, investindo simultaneamente em capacidades tecnológicas de classe mundial, o que lhes trará vantagens competitivas.