Dez competências que precisa de ter até 2020

35% das capacidades profissionais mais requisitadas pelos recrutadores e empresas vão alterar-se nos próximos quatro anos, revela o Fórum Económico Mundial. Descubra as novas competências exigidas pelos empregadores.

De acordo com o relatório publicado em Janeiro último, essas transformações vêm no seguimento da “Quarta Revolução Industrial”, marcada pela era da robótica avançada e da inteligência artificial. Até 2020, estes factores, a par das condições socioeconómicas, geopolíticas e demográficas, terão impacto directo no universo laboral.

Este estudo projecta ainda as competências críticas no recrutamento de profissionais no ano 2020, designadamente, a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos – skills que tradicionalmente as grandes empresas ensinam de uma forma estruturada aos seus colaboradores e que lhes permitem adicionar valor e diferenciação aos seus clientes.

O Fórum Económico Mundial avança ainda que algumas profissões vão desaparecer mas que muitas outras vão surgir. Grande parte dos novos modelos de profissionalização vão estar ligados a acções humanas, ainda impossíveis de serem dominadas ou executadas por máquinas.

b8bf6ab0-aaf3-4f58-a4f0-fb27b1aa71b8-original