Dicas (certeiras) para manter o humor e o pensamento positivo durante a pandemia

Devido ao momento de pandemia que se vive, a Workwell criou a rúbrica «Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19», que partilha conjunto de dicas da psicóloga Joana Sousa, para ajudar a lidar com a situação de isolamento, e a gerir melhor as nossas emoções, pensamentos e atitude.

 

O quinto tema da rúbrica é «Levar este período com humor e leveza».

1. O humor como bom companheiro
O humor é um óptimo aliado no combate, não só ao isolamento, como também à diminuição de ansiedade, estados de depressão, oscilações emocionais, ou irritabilidade exacerbadas, contribuindo para o aumento da sensação de alegria, boa disposição e bem-estar generalizado.

Usar canais televisivos, de Youtube, páginas de redes sociais, ou mesmo assistir a lives de comediantes, poderá alegrar os seus dias.

Utilizar o humor consigo e com os outros, irá melhorar a disposição e vai permitir encarar as coisas de uma forma mais positiva.

 

2. Apanhar sol
Mesmo estando de quarentena, não há razão para não apanhar um pouco de sol. A exposição solar diária, pelo menos durante 15 minutos, ajuda a melhorar o humor, estado de espírito e força interior, permitindo encarar o dia de uma forma mais positiva e estimulante. Para além disso, a vitamina D é um factor extremamente importante no combate às carências imunológicas.

Esta exposição solar permite, assim, fortalecer o sistema imunitário e reagir, de melhor forma, no combate a determinadas doenças ou carências.

Abrir as janelas de casa logo pela manhã, permite que a casa respire e que nela entre a luz solar, isto irá melhorar bastante a forma como se sente em casa e irá melhorar a forma como encara o resto do dia.

 

3. Mindfulness e respiração profunda
O stress, a ansiedade e a tensão exacerbados surgem da agitação mental e negativismo emocional, em larga escala e de forma continuada. Vivemos, constantemente presos, quer às memórias do passado, quer às preocupações e incertezas do futuro, não usufruindo daquilo que o presente tem de melhor para nos oferecer.

A prática de Mindfulness e respiração profunda ajudam nesta busca pela auto-consciência, auto-conhecimento, experiência de emoções e sentimentos próprios, prestando atenção ao que se passa no aqui e agora.

Ajuda, assim, a restabelecer o equilíbrio mental e emocional, a lidar melhor com a frustração, permitindo um maior auto-controlo, gestão da ansiedade e do stress e encontrar maior acalmia, tranquilidade e paz interior.

Criar um ambiente calmo e relaxante, sem ruídos que incomodem a sua concentração e relaxamento. Utilizar uma música de fundo calma e relaxante, poderá ajudar nesta prática, que pode ser executada em qualquer altura do dia.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...