
Discordar do recrutador durante uma entrevista nem sempre é mau (pelo contrário). Mas há que saber fazê-lo
Discordar com um potencial empregador durante uma entrevista nem sempre vai prejudicar as suas hipóteses de conseguir o emprego que pretende. Os especialistas dizem que depende da forma como se desafia o entrevistador, revela a CNBC.
O objectivo final de qualquer entrevista de emprego é impressionar um potencial empregador o suficiente para que lhe seja oferecido o cargo. «A suposição é que é necessário ser agradável para ter sucesso», disse Caroline Stokes, fundadora da empresa de headhunting e coaching de executivos Forward, na Harvard Business Review em Novembro.
No entanto, este tipo de “desonestidade bem intencionada” pode levar a problemas no futuro, especialmente se ficar mesmo a trabalhar para a empresa. Thomas Hills, professor do departamento de psicologia da Universidade de Warwick, disse à CNBC que os candidatos devem tentar ser eles mesmos nas entrevistas.
«Se conseguir o emprego, terá que lidar, em princípio, com essa pessoa, ou pessoas como essa e se não puder comunicar livremente vai sentir-se oprimido», disse Thomas Hills.
Dito isto, para o professor, a chave é decidir se o ponto que deseja desafiar é importante e relevante para o trabalho. «Se o entrevistador fizer uma observação sobre algo que não é importante para si, mas sabe que está errado, deve se perguntar: Vale a pena?».
Para Caroline Stokes, discordar do entrevistador não precisa de ser considerado um conflito. Isso pode tornar a entrevista mais envolvente. «Pode ser uma discussão saudável», disse.
Tendo isto em mente, o Linkedin partilhou algumas dicas que deve ter em mente quando dá um ponto de vista alternativo numa entrevista:
- Adopte uma mentalidade “cooperativa”, reconhecendo outras visões antes de oferecer a sua.
- Pergunte a si mesmo se o ponto que está a contestar é relevante para o trabalho.
- Reservar um momento antes de responder a uma pergunta pode demonstrar pensamento crítico.
- Não se esqueça de que as entrevistas são uma oportunidade de mostrar sua experiência.