
Do combate a incêndios à mobilidade urbana: alunos do Técnico apresentam projectos transformadores
Estudantes do Instituto Superior Técnico estão a desenvolver projectos para responder a desafios reais da sociedade. As apresentações deste ano, no âmbito da Unidade Curricular “Projecto Integrador de Ciclo”, de licenciaturas, destacaram soluções inovadoras nas áreas da mobilidade sustentável, acessibilidade, combate a incêndios, saúde e monitorização ambiental.
A iniciativa, que envolve alunos de diferentes cursos de engenharia, desafia os alunos a aplicar os seus conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão na criação de soluções nas áreas da sustentabilidade e tecnologia.
As apresentações deste ano destacaram, na área de Engenharia Mecânica, o projeto CARLA – Comboio Autónomo da Reabertura da Linha da Alfândega, que propõe um veículo ferroviário autónomo com capacidade para 120 passageiros, idealizado para a reactivação da linha entre a Alfândega e a estação de Campanhã, no Porto.
Foram ainda distinguidas as iniciativas MicroClean, um sistema miniaturizado para remoção de microplásticos da água, e a Blue Carbon, uma ferramenta digital que monitoriza a biodiversidade e o carbono nos sapais do estuário do Tejo com recurso a satélites e sensores terrestres.
Na área de Engenharia e Gestão Industrial, o destaque foi para o projecto de optimização e normalização de postos de trabalho industriais, baseado no método REBA, que resultou em melhorias significativas ao nível da ergonomia, segurança e produtividade.
Na área Aeroespacial, mereceu destaque o projecto Pelicano, uma solução autónoma para o combate aéreo a incêndios, assim como o FlyCare, uma ambulância aérea baseada em tecnologia eVTOL para zonas urbanas densas, e o projecto Sky Clean, drone modular para limpeza de fachadas e inspecções estruturais.
Durante o ElectroDay 2025, que reuniu projetos das áreas de Engenharia Electrotécnica, Electrónica e de Telecomunicações, o destaque foi para o projecto VITA, que visa aumentar a autonomia de pessoas com deficiência visual no uso de transportes públicos.
Em destaque estiveram ainda o NAVGUIDE, uma aplicação de navegação para cegos em supermercados, e o Tactical Canine Systems, colete inteligente com sensores e GPS para cães de operações especiais, assim como o projecto PowerLine Drone, sistema de inspecção automatizada de linhas de alta tensão.
Foram ainda premiados os projectos SoilSense, sensores inteligentes e irrigação automatizada para agricultura sustentável, o DEMS, um sistema de monitorização de saúde em tempo real com IA, e a SmartRack, um estendal inteligente que se dobra automaticamente em caso de chuva.
Na área da Engenharias Biológica e Biomédica os projectos criados pelos estudantes exploraram soluções em terapias dirigidas, dispositivos médicos, bioinformática, diagnóstico molecular, sustentabilidade ambiental e engenharia de tecidos.
O Projecto Integrador de Ciclo é uma unidade curricular do Instituto Superior Técnico, que integra o máximo de conceitos adquiridos ao longo da licenciatura, para que os alunos resolvam um problema ou desafio real, individualmente ou em equipa, através de um projecto científico, tecnológico ou de gestão.