Dos desafios da Gestão de Pessoas para 2025 aos destaques do mercado de trabalho em 2024. A nova edição da Human Resources já está disponível
Na 168.ª edição da Human Resources, o tema que faz capa é um estudo da Randstad Research, que apresenta o mercado de trabalho português em 50 destaques. Mas também damos a conhecer os resultados do 56.º Barómetro Human Resources, que dá a conhecer os principais desafios de Gestão de Pessoas para 2025. Também não faltam as entrevistas, mais um Executive Breakfast, eventos e muito mais. A revista já está nas bancas e disponível online, como habitualmente. Confira o alinhamento completo.
Da população empregada e as suas qualificações aos salários, passando pela expressão do teletrabalho, a Randstad Research analisou à lupa o mercado de trabalho português. São estes números que damos a conhecer na Human Resources de Dezembro, que demonstram que estamos a atravessar um clima económico estável.
Nas entrevistas, destaque para a conversa com Maria Manuel Mota, CEO da FundaçãoGIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, que se propõe enfrentar os maiores desafios globais de saúde. A responsável não se coíbe em afirmá-lo e tem claro o “plano” para o alcançar: investir
continuamente em formar e atrair talento de excelência e na criação de infra-estruturas
científicas avançadas.
Na rubrica Gestor de Pessoas, a protagonista é Susana Rosa, directora de Recursos Humanos d’A Padaria Portuguesa, que, ao fim de 14 anos de existência, de expansão, que passa por abrir mais 40 lojas e contratar mais 600 pessoas. Mas sem perder de vista o que os distingue: a cultura de empatia e cuidado, que valoriza a proximidade.
E nesta edição temos ainda uma terceira entrevista, com Autumn Krauss, especialista da SAP, que defende que, perante o estado actual da confiança, motivação e envolvimento dos trabalhadores, há que rever a employee value proposition e a employee experience das empresas, que têm a oportunidade de identificar “factores de melhoria” que as podem diferenciar no
mercado. E acredita que os Recursos Humanos (RH) podem liderar este processo. Destaca ainda nove tendências-chave que reflectem o estado actual dos trabalhadores, do trabalho e do local de trabalho.
Grande destaque também para os resultados do 56.ª edição do Barómetro Human Resources. Chegados a Dezembro, é altura de perspectivar 2025. Quisemos saber quais os temas que os profissionais identificam como os mais prementes. E o que está a ser feito em relação a outros que foram sendo apontados como desafios ao longo de 2024, nomeadamente o absentismo e os modelos de trabalho. Alguns resultados poderão surpreender, e são comentados por especialistas.
Antes de acabar o ano, a Human Resources promoveu também mais um Executive Breakfast. Em parceria com a WTW, reuniu 17 especialistas, tendo como foco as tendências, boas práticas e desafios na atribuição de benefícios flexíveis. São cada vez mais uma aposta das empresas,
e a tendência (na Europa) é clara: aumentar a oferta. Em Portugal existem ainda
desafios – um deles é «conseguir alargar os benefícios, para que todos os perfis se
sintam contemplados nos planos disponibilizados».
Também não falta a HR Talk, com a última de 2024 a destacar os mitos e as realidades sobre os jovens e o mercado de trabalho em Portugal. Têm mesmo maior dificuldade na inserção no mercado de trabalho? E emigram assim tanto? Isabel Roseiro (Randstad Portugal),
Pedro Brito (Nova SBE Executive Education) e Andreia Rangel (Deloitte) reflectiram sobre
o tema, que teve por base um estudo recente feito pela Randstad.
Damos igualmente a conhecer o Case Study da Klx, que vêem a diversidade e as diferenças como ponte e não como barreira, e as Boas Práticas da Beyond Gravity, que fornece globalmente produtos e subsistemas para a indústria espacial e pretende ser a maior empresa de engenharia e inovação aeroespacial a operar em Portugal.
Ainda nesta edição, dois eventos: o Fórum Reskilling 4 Employment (R4E), um evento que reuniu especialistas internacionais, líderes empresariais e representantes de organizações internacionais para discutir o futuro do trabalho em Portugal e na Europa, e apresentação da NCN; e o PWN Dreamday, encontro anual da organização, que este ano ficou a liderança com impacto.
Nos conteúdos branded, as soluções digitais para os colaboradores da Moneris e o «ambiente inclusivo e inspirador» da British American Tobacco.
E muito mais, numa edição a não perder.
Confira o alinhamento completo aqui.
Seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.