DXC Code Challenge desafia jovens dos 7 aos 15 anos a criar videojogos
A DXC Technology, fornecedora de serviços tecnológicos, lançou a 5.ª edição do concurso DXC Code Challenge. O objectivo é despertar o interesse e a paixão dos jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, entre os 7 e os 15 anos para o mundo da programação.
A iniciativa pretende aproximar estudantes portugueses da tecnologia e da ciência de forma divertida e colaborativa e materializa-se num concurso de programação nas tecnologias Scratch e MakeCode Arcade.
Todos os anos é escolhida uma temática como elemento central para a construção dos videojogos. A edição deste ano adiciona uma componente social e pedagógica como porta-voz no combate a uma necessidade global – Parar o Desperdício Alimentar.
O desperdício alimentar é um dos grandes desafios globais, afectando não apenas o meio ambiente, mas também a economia e a segurança alimentar. Milhões de toneladas de comida são descartadas todos os anos, enquanto milhões de pessoas enfrentam a fome. Parar o desperdício alimentar exige uma mudança de comportamento em diversos níveis, desde a produção até o consumo.
Com esta iniciativa a DXC Technology pretende sensibilizar os jovens para a necessária redução do desperdício alimentar, sendo esta uma acção fundamental para promover um futuro mais sustentável e justo para todos.
Combinando tecnologia e valores, a iniciativa desafia os jovens a criarem os seus próprios super-heróis que abraçarão a missão do combate ao desperdício alimentar.
Neste concurso, cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras, existindo para tal três categorias: Kids, 1.º ciclo dos 7 aos 9 anos, Júnior, 2.º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3.º ciclo dos 12 aos 15.
A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, podendo as crianças concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos. De destacar que a passada edição teve a participação de mais de 500 crianças e jovens de 46 estabelecimentos de ensino em Portugal.
O DXC Code Challenge conta novamente com o apoio da Happy Code para fazer chegar este concurso a cada vez mais jovens.
«Acreditamos que esta iniciativa é um agente de mudança e uma oportunidade única que capacita os jovens dando-lhes competências digitais e promovendo valores essenciais como a responsabilidade, o sentido de propósito e de cuidado», afirma Carlota Guedes Figueiredo, Marketing & Communication director da DXC em Portugal.
«Incentiva ainda os jovens a pensar criticamente sobre a alimentação e a sustentabilidade, formando cidadãos conscientes e proativos. Com recurso ao estímulo da programação, acreditamos que estamos a estimular a imaginação destas crianças», acrescenta.
«Quando desafiamos as nossas crianças e jovens a inovar e criar, temos resultados surpreendentes e potencialmente transformadores nas suas vidas. E é assim que o DXC Code Challenge é, já hoje, um dos principais concursos de criação de jogos para jovens em Portugal, impulsionando o talento, a inovação das novas gerações, a sua colaboração, criatividade e desenvolvendo o “bichinho” das competências digitais essenciais aos empregos do futuro», afirma Pedro Teixiera, co-fundador e director-geral da Happy Code Portugal.
Nos Desafios Kids e Júnior, em pares, os participantes deverão criar um jogo bidimensional interactivo em Scratch 3.0.
No desafio Sénior, recorrendo ao MakeCode Arcade e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas bidimensional (2D), criando múltiplos cenários e incluindo pelo menos três personagens no ambiente de jogo.
As inscrições estão abertas, pelo que, no decorrer dos próximos meses, os jovens devem elaborar o seu projecto e enviá-lo até 2 de Abril de 2025. Segue-se a avaliação e a revelação dos vencedores terá lugar no dia 31 de Maio, numa cerimónia presencial em Lisboa.
Iinformação disponível no website https://dxccodechallenge.pt/